sábado, dezembro 16, 2017

Petrolândia: I Fórum Social em Defesa das Águas do Rio São Francisco e contra a privatização da Chesf é realizado em Petrolândia (vídeos)

Fotos: Assis Ramalho/Blog/AR
  

Foi realizado nesta sexta-feira (15), em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, o encerramento da primeira etapa da segunda Caravana Popular pela Democracia, das águas e do Rio São Francisco da Frente Brasil Popular de Pernambuco.

A Caravana percorreu, desde o dia 09 deste mês, os municípios do território do Sertão de Itaparica, às margens do rio São Francisco e teve como tema principal a luta contra a privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Além de Petrolândia, a programação passou por cinco municípios:Jatobá, Itacuruba, Ibimirim, Inajá e Floresta.

Em Petrolândia, o evento reuniu representantes da Diocese Floresta, Diocese Afogados da Ingazeira, CUT, FETAPE, Instituto Raízes Culturais, Pólo Sindical, FRUNE, MST, CPT, MPA, Associação Quilombola Borda do Lago, Indíginas Pankararu, PJR, SINDURB, Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolândia, Pastoral dos Pescadores, Colônia dos Pescadores, entre outras instituições.

Centenas de pessoas se reuniram por volta das 8h, na Orla Fluvial, onde os integrantes do evento receberam dos pescadores a imagem do padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis. 

Após orações, apresentações culturais e plantação de mudas de árvores, a população saiu em caminhada para a Casa de Shows Velho Chico onde aconteceu a formação da mesa de análises e discussões que contou com a participação dos movimentos sociais e políticos convidados (Veja vídeos abaixo)

A mesa foi composta por Dom Gabriel (Bispo da Diocese de Floresta), Janielma Souza (Prefeita de Petrolândia), Genilda Lindaura (Polo Sindical), Egídio Bisol ( Diocese de Afogados da Ingazeira ), Luciano Lima (Diocese de Salgueiro), Carlos Veras (CUT), Doriel Barros (Fetape), José Maurício (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia), Gilberto Santana (Federação Regional dos Urbanistários do Nordeste, José Gomes Barbosa (Sindicato dos Urbanitáarios de Pernambuco, Rafael Oliveira (Sindicato dos Eletricitários da Bahia), Pedro Bross (Federação Nacional dos Urbanitários), Lucas Ramos (Deputado Estadual-PE), Rodrigo Novaes (Deputado Estadual-PE), Cássia  (Associação Quilombolas), Adriana Araújo (Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolândia, Pedro (Pastoral dos Pescadores), Gilberto Santana (Sinergia), Daniel Filho (Sintepe), Gleisa (Frente Brasil Popular). Cacique Zenivaldo (Entre Serras Pankararu). Isaltino Nascimento (líder do Governo de PE), Odacy Amorim (Presidente da Frente Popular), Fernando Ferro (ex-deputado federal), Jayme Amorim (Líder do MST-PE).

O cerimonial do evento foi realizado por Fernando Nivaldo Batista e Maria Helena.

Ver fotos>Fórum Social em defesa das águas do Rio São Francisco

VÍDEOS ABAIXO











Ver fotos >> Fórum Social em defesa das águas do Rio São Francisco

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/Blog AR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário