sábado, dezembro 23, 2017

Lula e Chico Buarque inauguram campo de futebol do MST em ato de desagravo

A partida dos “Amigos de Chico Buarque” contra os “Veteranos do MST” terminou empatada em 5 a 5

O ex-presidente Lula e o cantor Chico Buarque participaram neste sábado de jogo para celebrar a inauguração do campo de futebol da Escola Nacional Florestan Fernandes, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Guararema, na região metropolitana de São Paulo. Segundo os organizadores, cerca de 1,5 mil pessoas estiveram presentes na inauguração, que contou com a participação de políticos aliados, artistas e convidados.

Repórteres do jornal O GLOBO e do portal UOL foram impedidos de acompanhar a inauguração, sob justificativa de que a cobertura do ato ficaria restrita a veículos convidados, entre os quais não estaria incluída “a imprensa golpista”. Os organizadores informaram que “Folha de S. Paulo” e “O Estado de São Paulo” também estavam vetados.

Há pouco mais deu um mês, repórteres da “Folha” também foram impedidos de acompanhar o congresso do Movimento Brasil Livre (MBL), sob a justificativa de que reportagens do jornal não tinham “o enfoque certeiro”.

Parte do ato deste sábado foi transmitida ao vivo pelo site do próprio movimento. A partida dos “Amigos de Chico Buarque” contra os “Veteranos do MST” terminou empatada em 5 a 5. Do lado de Chico estavam o ex-presidente Lula, o ex-jogador Reinado (ídolo do Atlético Mineiro), e políticos como Fernando Haddad, Alexandre Padilha e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).


Antes da partida, o jornalista Juca Kfouri fez um breve discurso em homenagem ao ex-jogador Sócrates, do Corinthians, que dá nome ao campo, e apresentou-se como juiz da partida.

“Daqui deste momento em diante, deixo de ser o jornalista Juca Kfouri para ser o juiz Juca Moro” brincou o jornalista, arrancando risos da público, numa referência ao titular da 13ª Vara Federal em Curitiba, que cuida de parte dos processos envolvendo o ex-presidente na Lava-Jato.

Juca continuou:

“Já adverti um jogador aí presente, de nome Lula, com um cartão amarelo, antes de começar o jogo” disse, provocando mais risos, agora tímidos.

“E na primeira dividida que ele der, eu vou expulsá-lo” brincou.

Parte da plateia ficou em silêncio, outra parte vaiou. Logo nos primeiros minutos do jogo, Lula cobrou um pênalti no meio do gol, a goleira apenas abraçou a bola, para a tristeza do narrador da partida.

“Bateu de direita, a goleira pegou” ele lamentou.

O juiz pediu que a cobrança fosse refeita. Ao som da torcida que gritava pelo seu nome, Lula chutou novamente no meio do gol, mas dessa vez a goleira deixou passar.

“A goleira, digamos, facilitou a vida do ex-presidente Lula. Mas ele conseguiu marcar um gol de placa, como muitos que já marcou na vida” derreteu-se o narrador.

Por tirar a camisa durante a comemoração do gol, Lula foi expulso pelo juiz, gerando reclamação de Chico. Depois de fazer uma reverência à plateia, Juca permitiu que o ex-presidente voltasse ao campo. Ainda assim, em meio ao sol forte, ele deixou a partida ainda no primeiro tempo.

O jogo ocorre semanas antes do julgamento de recursos apresentados pela defesa de Lula e pelo Ministério Público Federal (MPF) ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, marcada para 24 de janeiro.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário