segunda-feira, dezembro 18, 2017

Em Petrolina, ministro Mendonça Filho participa do seminário do Movimento Pernambuco pela Educação


O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou na manhã desta segunda-feira, 18, em Petrolina, do segundo seminário do Movimento Pernambuco pela Educação. O debate tem como objetivo propor alternativas para melhorar os indicadores de Pernambuco referentes à alfabetização.
Mendonça Filho ressaltou a importância da participação de todos para aprimorar a educação do país. “É preciso envolver toda a população brasileira para que se tenha consciência de que o Brasil para crescer; para gerar justiça social, é preciso ter a educação como base de transformação”, afirmou o ministro, ressaltando que seminários como esse representam uma grande mobilização para que se melhore o desempenho da educação em Pernambuco. 

“Se identificarmos especificamente os índices relativos à alfabetização, temos a clareza de que, infelizmente, o nosso desempenho não é razoável”, avaliou o ministro. ”O que a gente quer é melhorar esse desempenho desde a educação infantil, passando pela alfabetização, para assegurar às crianças e jovens do Brasil um desempenho educacional de boa qualidade”.

Participaram do evento prefeitos, secretários municipais de educação, gestores e empresários. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, lembrou que o município vem se destacando na área educacional, mas muito ainda precisa ser feito. “Queremos aqui discutir o crescimento da educação de Pernambuco e do Brasil, para que a gente tenha uma mão de obra mais qualificada para fazer o país crescer”, explicou.

O secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amancio, ressaltou a importância dos investimentos na qualificação profissional. “A educação não tem fórmula mágica, então são importantes muitas coisas e uma delas é a valorização do professor, desde as universidades, até seu dia a dia das escolas, passando pela melhoria da infraestrutura das escolas, que é também um investimento muito importante para melhoria das condições de trabalho”.

Durante a manhã, foram realizadas palestras do presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Marcos Magalhães, e de Almeri Dedonatto, gerente de Educação e Tecnologia do Senai e coordenador, em Chapecó (SC), do Movimento Santa Catarina pela Educação. 

O Movimento Pernambuco pela Educação é realizado pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, com apoio da TV Escola, Fundação Joaquim Nabuco, Instituto Ayrton Senna e Unesco.

BNCC – O ministro Mendonça Filho aproveitou a oportunidade para falar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), no último dia 15 de dezembro, e que será homologada na próxima quarta-feira, 20, em cerimônia no Palácio do Planalto. O documento prevê a alfabetização das crianças até o segundo ano do ensino fundamental.
“Essa mudança vai assegurar equidade e a mesma oportunidade para todos”, concluiu Mendonça Filho. “O que a gente quer é que a BNCC sirva de referência na elaboração de currículos adequados e que esses currículos ajudem a melhorar o desempenho não só na alfabetização, na educação infantil e na educação básica como um todo.”

Assessoria de Comunicação Social MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário