segunda-feira, dezembro 04, 2017

Educação do Sertão do Itaparica é fortalecida com anúncio de nova ETE e ações do Programa Quadra Viva



Com o objetivo de manter Pernambuco com a melhor educação pública do Brasil, o governador Paulo Câmara anunciou, na sexta-feira (01.12), no município de Belém do São Francisco, no Sertão do Itaparica, que transformará a Escola de Referência em Ensino Médio Maria Emília Cantarelli em uma Escola Técnica Estadual (ETE). A unidade de ensino técnico será a primeira da região e está prevista para funcionar a partir do ano que vem. Durante a agenda no município, Paulo Câmara também entregou a cobertura da quadra poliesportiva da escola, ação que integra o programa Programa Quadra Viva.

"Os desafios são muitos e diários, mas a agenda de educação, do futuro, nos fascina porque Pernambuco será muito melhor com ações voltadas para os nossos jovens. E o ensino técnico profissionalizante vai permitir ao aluno do Ensino Médio conseguir um bom emprego e, dessa forma, o estudante vai perceber que esforço, estudo e dedicação valem a pena", afirmou o governador Paulo Câmara.

A estrutura do prédio que contemplará a nova ETE contará com seis blocos interligados – e cobertos – divididos em auditório, bloco de acesso e biblioteca, bloco de serviços e vivência, quadra poliesportiva (com vestiários e sala multiuso), laboratórios especiais voltados para estudantes do ensino profissionalizante, além de bloco pedagógico e administrativo. A unidade beneficiará 1.300 estudantes das cidades vizinhas de Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu.


O secretário de Educação, Fred Amâncio, relembrou que 2017 foi um ano de grandes emoções para a unidade, uma vez que ela passou de uma escola regular para uma de tempo integral. "E, graças à visão do governador Paulo Câmara e à importância que ele dá à educação, vamos oferecer aos nossos jovens a oportunidade de estudar na primeira escola técnica do Sertão do Itaparica", destacou Fred, registrando que, atualmente, Pernambuco conta com 37 ETEs em funcionamento. "Mesmo neste momento de crise, o governador inaugurou 11 escolas técnicas desde 2015, que estão espalhadas em todas as regiões do Estado", ressaltou, lembrando que, no ano que vem, serão instaladas mais oito escolas técnicas.

Para o prefeito de Belém do São Francisco, Licinho Lustosa, a transformação da EREM Maria Emília Cantarelli em uma ETE fez com que o município saísse na frente na busca de um futuro melhor para os jovens. "Fico muito feliz e quero agradecer pelo gesto. Essa mudança vai ser muito importante, pois vai consolidar e fortalecer o município como pólo de educação, atraindo gente de toda a Região. Vamos dar o salto que Belém precisa no quesito educação", afirmou Lustosa. Gestora da unidade, Célia Lucas agradeceu o olhar especial que o governador Paulo Câmara teve ao escolher a EREM Maria Emília Cantarelli para ser transformada em ETE. "Dentre as várias ações que o senhor realizou, todas são importantes, mas essa de hoje coloca seu nome na história da nossa gente. Temos consciência de que educação tem que ser prioridade no nosso País, pois só assim vamos conseguir diminuir as desigualdades", pontuou.

QUADRA VIVA – Ainda na passagem pelo município sertanejo, o governador Paulo Câmara anunciou mais uma ação que integra o Programa Quadra Viva, do Governo de Pernambuco. Na ocasião, o gestor estadual inaugurou a cobertura da quadra poliesportiva da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Emília Cantarelli. Beneficiando cerca de 500 estudantes da unidade de ensino, o equipamento teve investimento total de R$ 282 mil, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Estadual. Lançado em 2015 pelo Governo de Pernambuco, o programa Quadra Viva tem como objetivo reformar ou construir quadras nas escolas da rede estadual. Já foram revitalizados/implantados 46 equipamentos nas unidades de ensino. Até o final de 2018, serão 200 quadras poliesportivas revitalizadas/implantadas.

AGRODAN - Durante o dia, o governador Paulo Câmara visitou a sede da Agropecuária Roriz Dantas - Agrodan, maior exportadora de mangas do Brasil e uma das maiores do mundo. Atuando há 30 anos no mercado, a empresa localizada no município de Belém do São Francisco também realiza trabalhos sociais voltados para a educação, como a implantação da Escola Professora Olindina Roriz Dantas, que entrará em funcionamento a partir de fevereiro de 2018 nas dependências da sede da empresa.

O diretor comercial da Agrodan, Paulo Álvaro Roriz Dantas, explicou que o projeto conta com apoio do Governo de Pernambuco, por meio de aulas de capacitação para os futuros professores. "A gestora Dilma Marques, da GRE de Floresta, se propôs a capacitar os professores da escola", esclareceu Dantas. Ao todo, 200 crianças, de 3 a 11 anos, poderão estudar na unidade. "Inicialmente, vamos oferecer aulas até o 5° ano do Ensino Fundamental, mas, a cada ano, pretendemos expandir nesse quesito", completou.

Também estiveram presentes no evento os secretários Kaio Maniçoba (Habitação); Marcelo Canuto (executivo da Casa Civil); os deputados federais Tadeu Alencar e Gonzaga Patriota; os deputados estaduais Lucas Ramos e Rodrigo Novaes. Os prefeitos da Região também prestigiaram o evento. Na ocasião, estiveram presentes Marcílio (Cabrobó); Doutor Manoel (Carnaubeira da Penha); Ricardo Ferraz, (Floresta); Gerson (Tacaratu); Tássio Pontes (Parnamirim); Bernardo Maniçoba (Itacuruba); e os vice-prefeitos Nivaldo Mendes (Parnamirim); Éder Nogueira (Jatobá); e Ítalo Ferreira (Lagoa Grande).

SEI-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário