terça-feira, dezembro 05, 2017

APA de Guadalupe é contemplada com curso de agentes ambientais


Primeira etapa da formação está sendo realizada esta semana, na sede do Cepene, em Tamandaré (Foto: CPRH)

Mais uma etapa do curso de Formação de Agentes em Educação Ambiental – para atuação em Unidades de Conservação do Estado – está sendo realizada esta semana. Desta vez, a UC contemplada é a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, no município de Tamandaré, Mata Sul do Estado. Até a próxima sexta-feira (8), 50 alunos participam da primeira etapa da formação, que será concluída com a elaboração de um plano de ação para ser executado na área, com atividades voltadas para a Educação Ambiental.

O curso está sendo realizado no Centro de Pesquisas e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene) e envolve estudantes, professores, representantes de associações e de organizações não-governamentais, além de alguns conselheiros da APA de Guadalupe. São moradores de Tamandaré, Barreiros, Sirinhaém e Rio Formoso. A exemplo da formação também já iniciada no Parque Estadual da Mata da Pimenteira, em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, o investimento é feita com recursos da compensação ambiental.


Com duas etapas – uma teórica e outra prática –, a iniciativa reforça a promoção da EA no contexto das Unidades de Conservação. Na primeira, os participantes têm acesso a conteúdos teóricos sobre temas como Conservação da Biodiversidade e Serviços Ambientais, Geotecnologias Aplicadas à Conservação, Gestão e Legislação Ambiental, e também conhecem de perto a UC contemplada e as atividades que realiza, além de fecharem um plano de ação com intervenções propostas. Na segunda etapa, as ações planejadas serão colocadas em prática.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário