segunda-feira, novembro 27, 2017

Sinaflor, novo sistema de controle de origem para produtos florestais, entra em vigor em janeiro

Nesta quinta (30), um workshop debate com o setor produtivo o sistema criado por Instrução (Foto: CPRH/Divulgação)

Um workshop voltado para o setor produtivo será realizado na próxima quinta-feira (30), das 9h às 12h, no auditório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), em Casa Forte, no Recife, para debater com empreendedores o novo Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). A iniciativa é da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em parceria com o Ibama, e os interessados em participar podem se inscrever, por meio de um link que pode ser acessado no site do órgão ambiental estadual (www.cprh.pe.gov.br).

Desenvolvido e instituído pelo Ibama (Instrução Normativa nº 21/2014), o Sinaflor deverá ser utilizado por todos os Estados, a partir de janeiro de 2018. Abrange as atividades florestais, empreendimentos de base florestal e projetos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). A plataforma pretende ser uma aliada no combate ao desmatamento ilegal, controlando todo o processo de origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais, desde a autorização de exploração até o transporte, armazenamento, industrialização e exportação.

Com a interligação dos dados dos diferentes entes federativos, a plataforma pretende agilizar a certificação dos Planos de Manejo Florestal Sustentável e oferecer mais segurança à transferência de créditos de madeira ao sistema do Documento de Origem Florestal (DOF). Para um acompanhamento real da dinâmica de desmate nos Estados, todas as informações serão integradas à base do Cadastro Ambiental Rural (CAR), conforme informação do Ministério do Meio Ambiente.

O workshop tem como público-alvo empreendedores e responsáveis técnicos. Ele segue um cronograma estabelecido que incluiu, também, capacitação do novo sistema junto aos órgãos ambientais estaduais.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário