domingo, novembro 12, 2017

Quatro filhotes de raposa perdem a mãe e são levados à CPRH


Policial foi de Sairé, no Agreste do Estado, ao Recife para fazer a entrega voluntária ao órgão ambiental (Foto: Divulgação)

Uma nova entrega voluntária marca a semana na Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). O soldado da Polícia Militar de Pernambuco Ronmel Santos de Miranda deixou o município de Saíré, no Agreste do Estado, a pouco mais de cem quilômetros do Recife, nesta sexta (10), e veio à capital entregar quatro filhotes de raposa (Cerdocyon thous) que encontrou no sítio de sua propriedade. A atitude pode ter sido fundamental para salvação dos animais: os filhotes estavam famintos, ao lado do corpo da mãe, morta, possivelmente por envenenamento.

A hipótese do envenenamento foi levantada pelo próprio Ronmel , em razão de registros recentes de ataques a galinhas na região. “Acredito que tenha sido envenenada. Moradores estão reclamando que as galinhas estão sendo atacadas e pode ser que tenha sido isso. Os filhotes estavam bastante assustados”, comentou.

Preocupado com a preservação da espécie e em passar a defesa do meio ambiente para os filhos, ele esteve na CPRH , para fazer a entrega voluntária, acompanhado da família. “Para nós, é gratificante deixá-los aqui. Se ficassem por lá, possivelmente também morreriam”, disse.

Os filhotes foram encaminhados ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), unidade da CPRH localizada no bairro da Guabiraba, onde serão tratados e, só quando estiverem em condições de sobrevirem sozinhos, serão soltos na natureza.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
www.cprh.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário