domingo, novembro 26, 2017

Projeto ‘Bode Parede’ colore muros das escolas municipais de Petrolina

Quatro escolas da Rede Municipal de Petrolina ganharão um novo visual. Os muros das unidades serão as telas para os artistas do projeto ‘Bode Parede’ (Fotos: Divulgação)

De acordo com o diretor artístico, Celso Carvalho, o ‘Bode Parede’ é um projeto de intervenção artística e urbanística, através das artes visuais, e que vai colorir oito muros em Petrolina. “O projeto tem uma referência bem humorada do Cow Parede, um projeto de intervenção artística internacional, que trouxemos com nossos elementos, a exemplo do bode – um contraponto com a Cow que em inglês significa vaca. (...) Estamos muitos felizes em poder pintar os muros das escolas, pois podemos gerar um envolvimento maior na sociedade e da comunidade com as artes, através, inclusive de ações de acessibilidade e inclusão, como, por exemplo, a disponibilização da descrição em áudio para surdos”, explica.

Nesta sexta-feira (24), a primeira escola que ganhou um novo colorido foi a Eliete Araújo de Souza, área central da cidade. No muro, o artista plástico Jocélio Bello pintou a obra ‘Bode Soul Music’. O evento de entrega contou com shows musicais, apresentações das comunidades e ações de inclusão e acessibilidade.
A secretária Municipal de Educação, Maéve Melo, elogiou o trabalho do artista e do projeto. “Essa é uma grande obra de arte que apresenta nossa identidade de forma lúdica e mais próxima. Ficamos muitos felizes em ter essa belíssima intervenção em nossas escolas. Afinal, arte também é educação”, frisou.

Na próxima segunda (27), o ‘Bode’ vai estrear no interior. A maior escola do município, a José Esmerindo, na Agrovila do projeto de irrigação Maria Teresa, vai ter em seu muro a arte ‘Psicobodelia’ do artista Felipe Rhein, a inauguração será às 16h. A organização promete o mesmo clima festivo com shows e apresentação.

Na quarta-feira (29), às 10h, a Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, no Bairro Areia Branca, também vai receber a obra de arte. A tela, desta vez, será o muro da Escola Professora Maroquinha e será assinada por Euri Mani. A novidade é que o nome da tela será escolhido pelos próprios alunos da escola. E às 16h, a última obra nas unidades de ensino do município será entregue no Bairro José e Maria, na Escola Professor José Joaquim. Lá a artista Tacylla Kaline vai pintar a obra ‘Bode em Meio a Cactos’.

O Bode é uma ação de fomento do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e do Governo Pernambuco em Ação e tem apoio da Prefeitura de Petrolina, da Compesa, do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas da Univasf. A produção executiva é de Luciana Carvalho.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário