sexta-feira, novembro 24, 2017

Prefeitura de Petrolina inicia projeto piloto para uso de água salobra em plantações

Foto: Jonas Santos

Aproveitar ao máximo as águas de poços tubulares para ampliar a produção e renda dos agricultores de Petrolina. Essa é a ideia principal do projeto 'Terreiros Produtivos', que foi iniciado esta semana, na fazenda Carretão, comunidade de Caititu, zona rural do município.

A primeira unidade beneficiada está sob monitoramento dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário. Nesse trabalho, os agricultores são orientados a empregar a água salobra de forma correta, técnica e em quantidades pré-estabelecidas nas pequenas plantações de espécies características da região. A unidade demonstrativa utilizará a água de um poço tubular perfurado na gestão do prefeito Miguel Coelho. A vazão do sistema de abastecimento é de 3.000 litros/hora e irrigará, inicialmente, uma área de 0,5 hectares de palma e 0,4 hectares de sorgo forrageiro.


De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento Rural e Irrigação, André Jackson de Holanda, a Unidade Produtiva é um Instrumento Metodológico que tem como meta difundir a tecnologia para 200 agricultores dos núcleos de Caititu, Cruz de Salinas e Uruás, num primeiro momento. Segundo ele, o aproveitamento das fontes de recursos hídricos salinos e salobros é uma alternativa pra abrandar a crise do abastecimento de água, especialmente nas zonas áridas e semiáridas.

“A nossa intenção é fazer com que o agricultor utilize a água de poços tubulares de forma consciente e técnica para produzir alimentos. Essa é sem dúvidas mais uma grande ação da gestão Miguel Coelho, que valoriza e traz melhorias para a zona rural que depende da chuva”, ressaltou.

O agricultor Francisco João dos Santos não escondia a felicidade e comemorava a chegada dos serviços. “Para mim, é uma felicidade receber esse Terreiro Produtivo, pois isso vai nos ajudar muito na alimentação animal principalmente com essa seca tão longa”, disse emocionado.

Assessoria de imprensa Prefeitura de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário