terça-feira, novembro 14, 2017

Petrolândia: Feira de ovinos e caprinos muda para a entrada das agrovilas da Reta, às margens da BR-316


Mudança de local ocorre por iniciativa dos produtores (Fotos: Assis Ramalho/Blog AR)
Um baixo assinado foi feito pelos produtores, que será entregue a prefeitura, pedindo a mudança da feira

Para a comerciante Sara, a mudança da feira trouxe melhora nas vendas


Por iniciativa dos produtores, a feira de ovinos e caprinos de Petrolândia mudou de endereço. Desde a última sexta-feira (10), o evento que acontece semanalmente saiu das instalações do Parque João Pernambuco para um terreno, no encontro da BR 316 com a BR 110, rodovia que dá acesso às agrovilas da Reta. Em julho deste ano, a Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, implantou a feira de animais no Parque de Exposição João Pernambuco, como medida para organizar os feirantes, que antes se concentravam ao lado do Mercado Público e ruas vizinhas, no centro da cidade, no dia da feira livre semanal.

Inicialmente, o local agradou os produtores, com boa estrutura para acomodar os animais, mas, após  três meses, o fato de o ponto ser isolado, fora da área urbana e das principais rotas de trânsito, levou os próprios comerciantes a buscar um novo endereço para a feira. Segundo os comerciantes de animais, a transferência foi feita por conta própria e o acordo oficial com a prefeitura ainda deverá acontecer, nos próximos dias.

Em conversa com nossa reportagem, Genilson Marques Silva, comerciante de animais popularmente conhecido por Baiano, falou sobre a mudança.

''Nós estamos fazendo um abaixo-assinado e vamos enviar, por meio de um ofício, para a Prefeitura, para que a gente possa ficar acobertado junto com o governo municipal. Já há alguns dias, Rogério [Viana, Secretário de Agricultura de Petrolândia, em exercício] já tinha pedido para que isso fosse feito, o ofício, mas devido à falta de tempo só foi possível agora. Começamos hoje (sexta, 10), e vamos durante toda a semana colher assinatura dos produtores e vamos entregar à prefeitura na próxima sexta-feira (17). O lugar que nos ofereceram [Parque João Pernambuco] é bom, tem estrutura, mas fica em um local isolado, e a gente não estava conseguindo fazer as vendas. Muitos produtores estavam deixando de participar desta feira, que é uma feira cultural, que há muito tempo existe aqui na cidade. Então, hoje a gente trouxe a feira para aqui, estamos pedindo o apoio da prefeitura para que libere oficialmente esse local. Essas assinaturas que nós estamos pegando é para que a feira passe a ser oficialmente aqui, onde estamos hoje'', disse ele.

De acordo com Genilson, o novo endereço facilita as vendas por ser em local mais movimentado e exposto para quem passa pela BR-316 ou transita para as agrovilas.

''O local (novo) é excelente, porque fica aqui em contato com o pessoal que mora na Reta (agrovilas), na entrada da cidade, próximo à estrada (BR-316). Hoje, já teve gente que passou aqui, que ia para Serra Talhada, para outras cidades, que já pararam aqui e compraram animal, e lá no Parque a gente ficava em um ponto escondido, onde só ia lá quem já sabia'', acrescentou.

Nossa reportagem também conversou com o produtor Givaldo, um dos incentivadores para a mudança da feira.

"Na verdade, eu fui um dos líderes a puxar essa feira para esse local. Apesar de hoje ter sido uma feira de improviso, a venda foi dobrada. Ainda é cedo [por volta das 9h30 da manhã], mas todos os animais que trouxe, já vendi. E se ainda estivesse lá, nessa hora ainda não tinha vendido nenhum, estava zero", declarou.

O produtor Nildo, com criação de animal na Agrovila Margarida Alves, também se mostrou muito satisfeito com o novo local da feira.

"É o lugar certo, porque aqui fica em contato com todos que chegam e que saem da cidade. Acho que tudo vai ser acertado e a feira vai passar a ser oficialmente aqui, como já está sendo hoje", disse ele.

Conversamos ainda com Sara, comerciante de lanches e bebidas, que disse estar satisfeita com o novo local da feira.

"Lá [ no Parque João Pernambuco] eu também tinha minha barraca, vendia minhas coisinhas, mas aqui é melhor. Hoje, já fiz mais negócio do que lá, aqui é mais visto e mais movimentado", comentou a comerciante, com alegria.

Após a visita à feira de animais, nossa reportagem entrou em contato com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e secretário interino da pasta de Agricultura do município, Rogério Viana. Ele afirmou que a prefeitura aceitou que os produtores façam um teste, para ver se aprovam o local.

''O novo local escolhido para feira de animais foi uma iniciativa dos próprios criadores/comerciantes, considerando que esse espaço já havia sido destinado para esse fim, e a Secretaria de Agricultura aceitou que se faça um teste, para avaliar se será melhor [do que no Parque João Pernambuco]'',  esclareceu o secretário.

Ver todas as fotos>Feira de Caprinos e Ovinos em novo local

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário