sábado, novembro 18, 2017

Petrolândia: Escola Erem Jatobá promoverá 1º Festival Literário em homenagem a Rui Sá e Zé Luiz


A Escola de Referência em Ensino Médio de Jatobá promoverá entre os dias 1 e 2 de Dezembro o primeiro festival literário cultura e arte aberto à comunidade. Os artistas homenageados nessa primeira edição serão o poeta Rui Sá e o cordelista Zé Luiz.

PRÉVIA

O pré-festival acontece na noite do dia 30 com a edição 2017 do Projeto Integrando A Sétima Arte, em seu oitavo ano, com produções curta-metragem do grupo Êxodus e das EREMs de Jatobá e Maria Cavalcanti Nunes. Local ainda a se definir.

DIA 1 DE DEZEMBRO

Dia 1 a escola receberá, a partir das 08h00min, toda comunidade para visita de suas salas temáticas relacionadas ao universo da leitura: HQ’s e Mangás,Terror, Fantasia, Literatura Infantil, Romantismo, Realismo, Mulheres na Literatura e a sala que homenageará os artistas da terra, Rui Sá e Zé Luiz, além de oficinas, mesas redondas, palestras e outras atividades que acontecerão durante o dia, simultaneamente (é preciso estar atento aos horários), tais como concurso de desenhos, desfile de cosplay, sarau, dança, recital em libras, entre outros.

Alguns dos destaques já confirmados têm como proponente a sala “Mulheres na Literatura” organizada por estudantes do terceiro ano do nível médio sob coordenação dos professores Osmar Brandão e Suemys Pansani. A sala apresentará atividades extras como o júri simulado onde a personagem Capitu será julgada por, supostamente, ter traído Bentinho no clássico machadiano “Dom Casmurro” trazendo à tona tabus e discussões patriarcais históricas. A sala trará ainda uma roda de conversa com o tema: “O papel da mulher na literatura – das autoras às personagens”, que fará um resgate e promoverá uma análise crítica sobre a representatividade feminina na literatura. A roda de conversa contará com participação da autora Paula Rubens (autora da obra infantil “O Jatobá que virou Mar”) e Thailane Lisboa (professora e representante do coletivo “Crespas e Cacheadas”).

DIA 2, ENCERRAMENTO


O encerramento iniciará pela manhã com passeio ciclístico e caminhada literária com concentração, a partir das 07h00min, na EREM de Jatobá. Estudantes, vestidos como suas personagens e autores favoritos, caminharão pelas principais avenidas da cidade declamando textos consagrados e de suas autorias. A caminhada seguirá para a orla no espaço Trupé Cultural, cedido e organizado pelo empresário Jadilson Ferraz, apoiador do projeto.

Lá a comunidade irá encontrar exposição de fotos e objetos da antiga cidade, recital, música, artesanato e acompanhar o trabalho do artista tatuador da cidade, Noelson Bernardo (conhecido por Neguinho) que fará uma tatuagem referente a uma das salas temáticas do Festival.
O encerramento contará ainda com a presença de artistas da região, caso da Sociedade dos Poetas, Escritores e Compositores de Sertânia (SAPECAS), escritores e artistas de Paulo Afonso e região.

Artesãos e artistas que desejarem expor seus trabalhos no festival entrar em contato com o professor Daniel Filho ou com a EREM de Jatobá.

Participe e ajude a divulgar para que possamos, cada vez mais, contar com opções culturais diversas em nosso município. 

Por Daniel Filho -  Blog Gota D'água

Nenhum comentário:

Postar um comentário