segunda-feira, novembro 06, 2017

Petrolândia: Campanha contra febre aftosa já começou; Agroshop Farmácia e Petshop tem a vacina para proteger seu rebanho

Em novembro, apenas animais com até 2 anos são vacinados

A Agroshop Farmácia e Petshop, organização do Dr. Tony Ferraz, situada na rua Arthur Vieira Lima, no centro da cidade, lembra aos criadores de bovinos que dispõe da vacina contra a febre aftosa. A segunda fase da campanha anual de vacinação de bovinos e bubalinos começou no dia 1º e vai até o dia 30 de novembro. Nesta etapa, são vacinados apenas os animais com até 2 anos de idade.

O produtor deve adquirir a vacina nas casas agropecuárias, vacinar o rebanho e levar declaração ao escritório da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), com data da vacinação do rebanho. Nesta primeira etapa, devem ser vacinados animais de todas as idades.

Mais informações na Agroshop Farmácia e Petshop: (87) 3851-1628.


Pernambuco é desde 2014 reconhecida internacionalmente como área livre da febre aftosa. O criador que não vacinar o rebanho ou não fizer a declaração de vacinação no escritório da Adagro ficará inadimplente. Umas das consequências é que o produtor fica impedido de transitar com o rebanho, de pedir créditos rurais e ainda poderá pagar multa. A primeira etapa da vacinação é realizada anualmente de 1º a 31 de maio.

Febre Aftosa - O que é?


A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. Apesar da alta sensibilidade ao calor e à luz, os vírus da aftosa são transmitidos com muita facilidade pelo ar, pela água e alimentos. É altamente transmissível por animais doentes e pelas secreções e excreções como saliva, urina, fezes, leite etc.

A gravidade e preocupação em torno da febre não existe por causa das mortes que ocasiona, mas pelos elevados prejuízos econômicos, já que a disseminação ocorre de forma muito rápida e o local onde a doença é detectada é interditado, dificultando a produção de gado e a venda de carne.

Sintomas: São apresentadas aftas na boca e na gengiva, feridas nas patas e nas mamas. O animal apresenta febre alta que diminui após dois a três dias, perda de peso, dificuldade para pastar e produzir leite.

Contaminação: O aftovírus é transmitido pelo leite, carne e saliva do animal doente, mas também é transmissível pela água, ar, objetos e ambientes contaminados. As pessoas contaminadas (40 casos até agora) apresentaram febre leve, calafrios e bolhas nas mãos e na boca, sem risco de morte.

Atenção:

Para combater a Aftosa, a Adagro realiza anualmente, em maio e novembro, vacinação contra a doença.

As vacinas devem ser conservadas na temperatura entre dois e 6 graus centígrados, em geladeiras domésticas ou em caixas térmicas com gelo;

É muito importante a conservação, pois tanto o congelamento quanto o calor inutilizam a eficiência da vacina;

O transporte das vacinas do revendedor até a propriedade deve ser sempre feito em caixas térmicas com gelo;

A dose a ser aplicada em cada animal deve ser aquela indicada no rótulo da vacina. Uma dosagem menor do que a indicada pelo fabricante não vai oferecer aos animais a proteção desejada;

Não devem ser utilizadas agulhas muito grossas, pois a vacina pode escorrer pelo orifício deixado no couro do animal pela agulha e em consequência, diminuir a quantidade de vacina aplicada;

A vacina deve ser aplicada embaixo da pele;

Os animais sadios deverão ser sempre vacinados, pois os doentes ou mal-alimentados, não respondem bem à vacinação e, nesses casos, é conveniente procurar orientação com o Médico Veterinário.

Os efeitos da vacina somente aparecem depois de 14 a 21 dias de sua aplicação. Se os animais apresentarem a doença antes desse prazo, é sinal que já estavam com a doença quando foram vacinados, mas ainda não tinham manifestado seus sintomas.

Blog de Assis Ramalho
Informações: Agroshop e Adagro

Nenhum comentário:

Postar um comentário