sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Pernambuco registra maior taxa de desemprego do trimestre


A redução da taxa de desemprego no terceiro trimestre de 2017 se limitou a sete Estados brasileiros. Nos outros, houve estabilidade, informou, nesta sexta-feira (17), o IBGE. A maior taxa de desemprego entre os estados foi registrada em Pernambuco com 17,9%. Já a menor, de 6,7%, foi verificada em Santa Catarina.

No trimestre, a taxa de desemprego do país foi de 12,4%, contra 13% no trimestre anterior. A queda foi puxada por Santa Catarina, Rio, Goiás, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Roraima. Em São Paulo, a taxa de desemprego ficou estável em 13,2%, acima da média nacional.

O número é menor do que na comparação entre o segundo e o primeiro trimestres, quando 11 Estados tiveram queda no desemprego -mas, em outros dois, Rio e Pernambuco, houve alta. Naquele trimestre, a taxa de desemprego nacional também caiu, de 13,7% para 13%.


Apesar da queda do desemprego no trimestre, o número de brasileiros considerados subutilizados no mercado de trabalho permaneceu estável em relação ao trimestre anterior, atingindo 23,9%. São 26,8 milhões de pessoas que estão em busca de emprego, que gostariam de procurar emprego ou estão trabalhando em jornadas menores do que as 40 horas semanais.

Folha de Pernambuco


0 comentários:

Postar um comentário