sexta-feira, novembro 24, 2017

A psoríase pode ficar inativa?

Consultora científica da Biobalance, Dra. Maria Inês Harris, explica especificidades e diversidades da doença e revela se é possível conseguir a remissão total dos sintomas.

A psoríase é uma doença inflamatória e crônica da pele, de natureza autoimune. Apesar de ainda não ter cura, é possível fazer com que os sintomas fiquem inativos, dependendo do tipo de tratamento e do grau da enfermidade. Caracterizada pela ocorrência de placas avermelhadas (eritemas) e descamativas em determinadas regiões do corpo, a psoríase causa coceira e ardor ao paciente, que deve tomar precauções e ficar atento aos fatores que contribuem para o agravamento do quadro.

As lesões características da psoríase ocorrem, principalmente, no couro cabeludo e nos cotovelos e joelhos, mas também podem aparecer em outras regiões, como mãos, costas, abdômen, axilas, virilha e até na dobra cubital (oposta ao cotovelo). "Normalmente, são placas avermelhas bem delimitadas, salientes e que descamam no centro, devido ao alto grau de ressecamento causado pela inflamação. Também existem lesões menores, chamadas pápulas, que podem apresentar formato de gota (psoríase gutata)", explica a Ph.D e consultora científica da Biobalance, Dra. Maria Inês Harris.

Segundo a especialista, a disposição das manchas também pode ser diferente em cada região do corpo. "No couro cabeludo, as placas tendem a aparecer nas bordas, já nas mãos são unidas ou direcionadas para um mesmo ponto", exemplifica.

Mesmo diante desse quadro imprevisível e difuso, é possível obter longos períodos de remissão ou desaparecimento total dos sintomas da psoríase, por meio de tratamentos adequados a cada caso. Para graus leves e moderados da patologia, o tratamento inicial consiste na hidratação da pele, exposição ao sol e aplicação de cremes de uso tópico prescritos por um médico especialista. "Conforme as manifestações melhoram no paciente, tais medidas podem ser reduzidas gradativamente", comenta a Dra. Harris.

Nos casos mais agudos, recomenda-se o mesmo tratamento, combinado a outras terapias, como a fototerapia (banhos de luz artificial UVA e UVB) e até ao uso de fármacos. "Como medida para conter avanços inesperados, esses métodos de controle devem ocorrer de forma alternada, durante o período determinado pelo especialista ou até que o paciente consuma o número máximo de doses sugeridas", orienta a especialista.

A consultora científica ainda salienta que também é possível contar com cremes indicados para o tratamento da psoríase que são sem corticoides e livre de parabenos e fragrâncias, disponíveis em farmácias de manipulação. "Um exemplo é o EctoPURE 7%, que apresenta o Ectoin®, um ingrediente altamente hidrofílico produzido por biotecnologia, que promove a estabilização de macromoléculas e do manto hidrolipídico", cita.

Mas a remissão dos sintomas da Psoríase por meio de tratamento com período definido não garante que a doença não voltará a se manifestar. Em alguns casos, as manchas reaparecem e tornam a desaparecer sem uma causa aparente. Também não é incomum pacientes apresentarem quadros totalmente diversos e até contrários uns dos outros. "Por isso, o ideal é manter os cuidados diários, como hidratação e proteção da pele, exposição ao sol e prática de atividades relaxantes", a aconselha a Dra. Harris.

Por que não usar corticoides?

Os corticoides são comprovadamente eficazes contra a psoríase, mas quando utilizados em demasia ou por muito tempo, podem provocar diversos resultados indesejados. "Entre os efeitos adversos, essas substâncias podem desenvolver a síndrome de Cushing, caracterizada pela elevação de cortisol na corrente sanguínea, o que traz sintomas como ganho de peso, aumento de apetite, surgimento de estrias e celulite, gastrite, osteoporose, diabetes, entre outros problemas", alerta a especialista da Biobalance.

Sobre a Biobalance Natural Immune Support – A linha Biobalance visa promover saúde e bem-estar, através de produtos inovadores, naturais e de alta qualidade, que tenham por finalidade estimular as defesas naturais e o equilíbrio fisiológico do corpo humano. Suas linhas abarcam OmegaPURE®, que tem a maior concentração de ômega-3 na menor cápsula do mercado, e EctoPURE®, cremes calmantes de uso tópico que auxiliam na redução de processos inflamatórios da pele, sem o uso de corticoides. Para saber mais acesse o site, FB e Instagram. SAC: sac@biobalance-nutraceuticals.com ou 0800-771-8438.

Agência Comunicado

Nenhum comentário:

Postar um comentário