sábado, 28 de outubro de 2017

Programa de Aprendizagem do Senac EAD qualifica mais de 3 mil jovens para o mundo do trabalho

O curso Aprendizagem Profissional Comercial e Serviços de Supermercado recebeu prêmio por seu modelo pedagógico na modalidade a distância.

Conquistar uma oportunidade no mundo do trabalho pode ser um desafio para o jovem que ainda não adquiriu muita experiência profissional. Para este público, o Senac EAD tem uma iniciativa que propõe ajudá-los no desenvolvimento de competências e aumentar suas chances: o Programa de Aprendizagem, que já qualificou mais de 3.400 jovens, oferece dois cursos na área do comércio e um em gestão.

Durante a participação do programa, o jovem permanece quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, na empresa que o contratou, sendo que por duas horas ele faz a prática profissional e, nas outras duas, ele estuda no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Senac EAD, disponível por meio do computador com acesso à internet.


Segundo Ariete Terezinha Bueno Murbach, analista de educação profissional do Senac EAD, no Paraná, por meio da iniciativa o jovem tem mais possibilidades de ser um profissional a se destacar no mundo do trabalho. “Isso porque, estará traçando em seu caráter o perfil de empreender, terá mais facilidade em tomadas de decisões e, quando necessário, também estará pronto para conceber e executar o que for solicitado”, explica.

Para participar, é preciso ter entre 14 e 24 anos e ter vínculo empregatício, já que a inscrição do jovem se dá por meio da empresa. Além disso, a empresa deve contratar o Senac como instituição profissionalizante que irá propiciar a realização da parte teórica do curso, enquanto cabe a ela a prática profissional. “A empresa contata a unidade do Senac, localizada mais perto, para matricular o jovem que ela selecionou para realizar o curso do Programa de Aprendizagem”, complementa Ariete.

Modelo premiado – Um dos três cursos previstos é o Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados, que qualifica jovens para execução de atividades de empacotamento, controle de estoque, bem como a reposição de mercadorias e produtos, em empresas do segmento supermercadista.

O modelo pedagógico aplicado para esse curso a distância foi premiado, em segundo lugar, na categoria Experiência Inovadora, durante a realização do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), em setembro, no Paraná. A metodologia consiste no desenvolvimento de diferentes competências, em situações nas quais o aluno é o protagonista de seu processo de aprendizagem a distância.

Com essa proposta de modelo de desenvolvimento de competências, sintetiza Ana Paula Duarte, analista de educação do Senac EAD, no Paraná, o aprendiz constrói conhecimentos com a vivência, do fazer profissional, trazendo desde seus conhecimentos prévios até resoluções de situações problemas, cases, pesquisas, tudo simulado no contexto profissional e relacionado às atividades do dia a dia de um profissional.

Cursos do programa – A iniciativa oferta também o Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas, além de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos. Confira cada um deles no Portal.

Serviço
Senac EAD
Curso: Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados.
Carga horária: 1.000 horas.
Matrícula: a empresa procura a unidade do Senac mais próxima para matricular o jovem.
Certificado: emitido e entregue, com validade em todo o território nacional, ao aluno que for aprovado em todas as unidades curriculares do curso.
Idade: de 14 anos completos até 24 anos incompletos.

Informações para imprensa – Senac EAD
MZ Group


0 comentários:

Postar um comentário