terça-feira, outubro 31, 2017

Previsão de chuvas para a bacia do São Francisco nos próximos dias não altera previsão de vazão em 550 m³/s até abril de 2018

Lago de Itaparica (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo Blog de Assis Ramalho)

O período úmido na bacia do rio São Francisco poderá ser sentido melhor nos próximos sete dias. Quem garante é a equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o assunto foi transmitido na manhã dessa segunda-feira (30 de outubro), durante reunião promovida semanalmente pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência para os estados da Bacia.

Durante a reunião, a informação passada pelo núcleo responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais ocorridos em território brasileiro, a previsão para os próximos sete dias na Bacia do chamado rio da integração nacional é de, pelo menos, 40 milímetros (mm) de precipitação na região do Alto São Francisco.
De acordo com informações reportadas por lideranças de alguns dos projetos irrigados localizados na Bacia, que participam da reunião, a baixa vazão do Velho Chico está impedido a irrigação, além de outras atividades que são diretamente prejudicadas pela escassez hídrica registrada desde 2013.

Superintendente da ANA, Joaquim Gondim explicou que, apesar da boa notícia, os órgãos reguladores vão manter a defluência de 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) no reservatório de Sobradinho (BA). “Ainda esta semana será publicada no Diário Oficial a renovação desse patamar de vazão até abril, conforme havia sido acertado antes”, confirmou Gondim.

As videoconferências que avaliam as condições hidrológicas da Bacia do São Francisco atendem a uma solicitação apresentada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), são realizadas semanalmente.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Ascom CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário