quarta-feira, outubro 25, 2017

Petrolina: Doação de cabelos e lenços marcará o encerramento da campanha Outubro Rosa


Após um mês com a programação voltada para a campanha Outubro Rosa, em combate ao câncer de mama, segundo tipo mais frequente no mundo que atinge potencialmente mulheres, a Secretaria de Saúde de Petrolina realiza nesta sexta-feira (27) o encerramento das atividades. A ação acontecerá na Praça do Bambuzinho, Centro da cidade, das 8h às 12h.

Durante toda a amanhã, serão realizados serviços de aferição de pressão arterial; distribuição de preservativos; testes de glicemia e colesterol; avaliação e orientação nutricional; cortes de cabelo para doação; orientações sobre violência contra a mulher; palestra sobre cuidados básicos em primeiros socorros; além de doação de lenços.

A ação acontece em parceria com a Secretaria da Mulher e da Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana (Ammpla), o objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção desta doença. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens.

“Essa é a culminância da nossa campanha em que vamos levar mais informações e serviços, não só para as mulheres, mas para toda a população. Durante esse mês realizamos palestras nas Unidades Básicas de Saúde e iniciamos um mutirão de mamografias que vai seguir até o próximo mês. Nossa intenção é alertar a sociedade quanto à importância da prevenção do câncer de mama, orientando também sobre a importância do autoexame. Vale lembrar que câncer de mama quando descoberto na fase inicial, há 95% de probabilidade de recuperação total”, frisou a secretaria de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

Outubro Rosa em Petrolina

No início do mês, diversos monumentos, prédios e equipamentos públicos receberam a cor rosa em alusão ao Movimento do Outubro Rosa. Foi realizada também a ampliação do exame preventivo, conhecido como mamografia, para as mulheres do município. Até novembro serão ofertados mais de 1.200 exames. A fila de espera, desde 2015, conta com 1.800 mulheres.

Ascom Prefeitura de Petrolina

Um comentário: