sexta-feira, outubro 13, 2017

Petrolândia: Vereador Evaldo Nascimento busca na agência do INSS orientações para pensionistas e aposentados com contas transferidas

 Professor Evaldo Nascimento (Foto: Assis Ramalho)

O período de pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS começou neste mês de outubro em Petrolândia com grandes transtornos para os beneficiários que tiveram suas contas transferidas de agências fechadas, como Jatobá e Tacaratu. O assunto foi apresentado pelo vereador Evaldo Nascimento, o professor Evaldo, na sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na noite da última quarta-feira (11).

O vereador anunciou no plenário da Casa Legislativa que, na última segunda-feira (09), por meio de ofício, solicitou à agência local do INSS informações sobre a distribuição dos pagamentos de aposentados e pensionistas entre as agências bancárias e sobre a efetivação dos pagamentos aos beneficiários. Segundo o vereador, beneficiários de Petrolândia e região estavam sem entendimento sobre onde receber os pagamentos mensais de seus rendimentos, que foram distribuídos entre várias agências bancárias desta e de outras cidades. Professor Evaldo O vereador cobrou do INSS a divulgação de nota de esclarecimento para tornar público todo o processo de efetivação dos pagamentos, com indicação das instituições bancárias, para facilitar o deslocamento dos aposentados e pensionistas.

Em resposta, o INSS enviou documento ao vereador, no qual informa que o Banco do Brasil encerrou as atividades de 68 agências bancárias em todo o território nacional, atingindo 93.171 beneficiários do Instituto. Tal fechamento ocasionou a necessidade de transferência automática de benefícios para outras instituições bancárias, com efeitos a partir da competência 09/2017. A transferência dos benefícios se deu em conformidade com as regras de manutenção de pagamento do Instituto, levando em consideração o pregão para aquisição da folha de pagamento de benefícios do INSS. Desta forma, os benefícios foram transferidos para órgãos pagadores da mesma microrregião das agências bancárias fechadas.

O INSS informa ainda que já fez contato com os bancos para os quais os benefícios foram transferidos, buscando minimizar eventuais transtornos para seus segurados, e ressalta-se que os beneficiários que optarem por receber seu pagamento via cartão magnético deverão comparecer ao banco para o qual seu benefício foi transferido para receber o pagamento da competência 09/2017 diretamente na boca do caixa, e solicitar o novo cartão magnético. "O INSS reforça seu compromisso em prestar um serviço de excelência para todos os seus segurados", finaliza a mensagem do INSS ao vereador Evaldo Nascimento.

Orientações aos pensionistas e beneficiários - Segundo o vereador Evaldo, os servidores do INSS estão orientado que os aposentados e pensionistas abram uma conta-corrente ou poupança e, após isso, procurem o INSS de Petrolândia para que venham a receber seus proventos na nossa cidade e evitem os transtornos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário