sábado, outubro 07, 2017

Pesquisador da UPE Campus Petrolina lança livro sobre Manuscritos do Mar Morto



O pesquisador Professor Fernando Mattiolli, Doutor em História Antiga, lançou nessa semana em Petrolina, o livro organizado pelo ele titulado “Manuscritos do Mar Morto: 70 anos de descoberta”. A obra, completa agora a última etapa de seu trabalho em comemoração septuagésimo aniversário dos manuscritos e é fruto de um trabalho conjunto com alguns dos mais importantes pesquisadores brasileiros e grandes nomes internacionais na investigação desses textos antigos, que nos ajudam a recriar o cenário da Judeia dos dias da formação da Bíblia e de Jesus de Nazaré.

Os capítulos falam sobre as pesquisas já realizadas no Brasil sobre os manuscritos, sobre o papel da mulher entre o grupo que redigiu os textos, sobre as diferenças existentes nas Bíblias que temos hoje para com aqueles que são os textos “originais”, entre outros assuntos.

No Brasil, a pesquisa sobre os Manuscritos do Mar Morto é ainda incipiente se compararmos com os países do hemisfério norte. Isso vai na contramão do interesse do público brasileiro, que possui um olhar bastante atento às temáticas bíblicas e religiosas em geral. A fim de fazer com que um trabalho tão importante seja conhecido fora do ambiente acadêmico, Fernando Mattiolli diz que “houve um cuidado muito grande, por parte dos autores, em tornar os assuntos acessíveis para todo o público interessado, seja ele acadêmico ou leigo”.

O livro foi lançado no IV Encontro de História Antiga e Medieval, realizado no campus da UPE entre os dias 03 a 06 de outubro de 2017 e é uma publicação da editora Humanitas, da Universidade de São Paulo (USP). A obra pode ser adquirida pelo site manuscritosdomarmorto.com .

Prof. Ms. Moisés Almeida
Professor Assistente - Colegiado de História
Campus UPE - Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário