sábado, outubro 14, 2017

Lula prestará novo depoimento na Justiça Federal do DF no fim de outubro


O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, marcou para o dia 30 de outubro o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma das ações penais a que ele responde na Justiça Federal do Distrito Federal, resultante da Operação Zelotes. Também serão ouvidos um dos filhos do ex-presidente, Luís Cláudio Lula da Silva, e o casal de empresários Marcondes Machado e Cristina Mautoni Marcondes Machado, todos na condição de réus. O depoimento de Mauro e de Cristina está marcado para às 10h, e o de Lula e Luís Cláudio para às 14h30.

O Ministério Público Federal (MPF) o ex-presidente dos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Eles são investigados por supostas irregularidades em negociações que levaram à compra de 36 caças da empresa sueca Saab e à prorrogação de incentivos fiscais para montadoras de veículos. Os crimes teriam sido cometidos entre 2013 e 2015. Na condição de ex-presidente, Lula teria prometido ajudar o casal de lobistas, que representavam os interesses da Saab e das montadoras MMC e Caoa. Em troca, eles teriam repassados mais de R$ 2,5 milhões a Luís Cláudio.

O ex-presidente ainda é réu em outras duas ações em Brasília, e em mais duas na 13ª Vara Federal de Curitiba, onde também já foi condenado uma vez, pelo juiz Sergio Moro.

Extra - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário