terça-feira, 24 de outubro de 2017

Ipojuca recebe a 1ª Festival do Livro do Litoral Sul de 25 a 29 de outubro

Sediado no Clube Municipal, o evento tem entrada gratuita e conta com Laura Muller, Carol Barcellos e Francisco José entre os destaques da programação (Foto: Divulgação)

Após o sucesso da Fenagreste, em Caruaru, a Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros - Andelivros promove, pela primeira vez, o Festival do Livro do Litoral Sul, em Ipojuca. O evento começa nesta quarta-feira (25) e vai até domingo (29), no Clube Municipal do Ipojuca.

Oficinas, lançamentos de livros, contação de histórias, shows e rodas de diálogo fazem parte das atividades oferecidas pelo festival, realizado com apoio da Prefeitura do Ipojuca, Santa Clara e Paradox Zero. Entre as principais atrações estão Nando Cordel (25), Celso Antunes (26), Carol Barcellos (28) e Laura Muller e Francisco José (29). O escritor Raimundo Carrero leva para o evento a sua oficina literária, no sábado (28). Todas as atividades são gratuitas e acontecem das 9h às 21h.

“O festival literário, com certeza, será um marco para a cultura do Litoral Sul, oferecendo uma programação de qualidade para adultos, jovens e crianças. O nosso objetivo é despertar no público o prazer pelo conhecimento que os livros podem proporcionar e promover a inclusão social através do acesso aos autores e obras”, destaca o diretor de feiras da Andelivros, Alventino Lima.

Homenageando os escritores Everalda de Assis e José de Queiroz e a professora Amara de Lemos, o Festival do Livro do Litoral Sul dá destaque às produções culturais e literárias da região, com uma programação variada. Atividades acontecerão no palco principal, palco carreta, sala 1 e sala 2, além do Café Literário. Autores locais contam com a Casa do Escritor, para lançamento e venda de obras

A prefeita de Ipojuca, Célia Sales, reforça a importância de apoiar e promover eventos literários no município. “São essas ações que fortalecem a imagem do Litoral Sul pernambucano, em especial, do Ipojuca, como referência cultural em âmbito estadual e nacional. A feira é uma oportunidade, principalmente, de garantir capacitação para nossos professores e dar acesso ao livro a estudantes e moradores em geral”, destaca.

MARATONA CULTURAL

Às 19h da quarta-feira (25), acontece a solenidade de abertura do evento, com a presença de autoridades e do cantor e compositor Nando Cordel. Além de cantar seus maiores sucessos, o pernambucano fala do seu livro Cordel da vida, que reúne cordéis com temas reflexivos sobre a vida adulta.

Na quinta-feira (26), palestras, peça teatral, oficinas, apresentações culturais de escolas, roda de diálogo e recital estão na programação. Às 9h, o educador e autor de mais de 180 livros didáticos, Celso Antunes, fala sobre sua especialidade no palco principal, que também recebe a peça teatral Índia Branca, encenada por alunos do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca, às 10h.

Na sexta, o destaque é o show do Padre Damião Silva, intérprete da música Anjo de Deus, em parceria com a cantora Elba Ramalho. Ele faz show no palco principal, às 18h, e autografa obras lançadas pelas Edições Paulinas. Apresentações culturais de escolas e contação de histórias ocupam o palco carreta, das 9h às 16h30. À tarde, na sala 1, haverá oficinas de libras e de teatro.

No sábado, no palco interno da mostra, às 10h, a jornalista Carol Barcellos, do programa Planeta Extremo, lança seu livro Quebrando os limites. Na obra, ela fala sobre suas aventuras, como fazer uma ultramaratona no Deserto do Atacama, subir em árvores de 100 metros de altura, entrar em cavernas profundas no interior da China e correr no Polo Norte.

À tarde, a garotada promete tomar conta do festival para assistir ao show do Tio Bruninho. A partir das 16h, ele traz as músicas mais conhecidas do universo infantil em uma apresentação superdivertida. Com dois CDs e dois DVDs lançados, o grupo musical apresenta um repertório de 47 músicas.

O dia chega ao fim ao som do cantor Maciel Melo, que lembra seus maiores sucessos e lança a segunda edição do seu livro, A poeira e a estrada, pela editora Imeph. O show começa às 19h.

Encerrando as atividades do festival, no domingo, a sexóloga do programa Altas Horas, Laura Muller, bate um papo descontraído com a plateia e autografa o livro Sexo para adultos, a partir das 11h. À tarde, às 14h, a coach com mais de 30 anos de experiência em gestão de pessoas, Vânia Portela, apresenta o tema Talento para a vida – descubra e desenvolva seus pontos fortes, que originou livro.

O jornalista Francisco José ocupa o palco às 16h, para fazer o lançamento da obra 40 anos no ar, em que conta, em detalhes, várias situações que passou na carreira como repórter. A Orquestra Criança Cidadã fecha com chave de ouro o festival, às 18h, com concerto.

SERVIÇO

1ª Festival do Livro do Litoral Sul. De 25 a 29 de outubro, das 9h às 21h, no Clube Municipal do Ipojuca (Rua Subida do Clube, 7, Centro de Ipojuca)

Assessoria de Imprensa Mia Comunicação


0 comentários:

Postar um comentário