quinta-feira, setembro 21, 2017

Série de mutirões busca desassorear Rio São Francisco, em Pirapora, MG

'Pelo Velho Chico' já foi realizado em cinco finais de semanas; mais de 150 caminhões de lama, mato e lixo já foram retirados do rio. Movimento tem atraído moradores e empresas (Fotos: Aécio Arley/Arquivo Pessoal)

Uma ação popular está mudando a cara do Rio São Francisco, em Pirapora, no Norte de Minas. Os moradores se organizaram para fazer um mutirão e retirar entulhos de dentro do rio. As ações, denominadas “Pelo Velho Chico”, são realizadas nos finais de semana.

Os trabalhos são coordenados pela ONG Movimento Ecológico São Francisco de Assis (Mesfa) e tiveram início para resgatar as duchas da orla da cidade. O movimento tem despertado o interesse de muitos moradores e empresários da cidade, que fornecem desde maquinário à alimentação ao grupo que trabalha na retirada do lixo. Cerca de 150 caminhões de lama, mato e lixo já foram retirados do rio.

“Muitos moradores abraçaram a causa e ajudam nos trabalhos. Logo conseguimos também parcerias com a prefeitura e empresas da cidade. Já foram realizados cinco mutirões; no próximo sábado (23) será a sexta ação no rio”, explica um dos idealizadores da ação, Rhomário Magalhães.

A previsão, de acordo com os organizadores, é que os trabalhos continuem até o início das chuvas, quando o nível da água volta a subir no rio. “Vamos continuar com sequência de ações que atraiu muita gente. Quem sabe conseguiremos desassorear a parte de cima do rio?”, indaga outro integrante do movimento, Sydarta Moreno.

G1 Grande Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário