quinta-feira, setembro 21, 2017

Petrolândia: Carta ao Revmº Pe. Luis Augusto(Pároco) e a toda Comunidade Católica de Petrolândia pelos 50 anos da Paróquia São Francisco de Assis

Por: Fernando Batista

Caríssimos, às iminências do jubileu áureo da Paróquia São Francisco de Assis em Petrolândia, nada tão salutar quanto magnificar esta grei tão querida pelo seu cinqüentenário.

De certo, momento esperado e desejado não somente pelos que irão celebrá-lo jubilosos, bem como fora desejado por todas aquelas pessoas dedicadas que principiaram a nascente desta comunidade a partir da “velha Petrolândia”.

Desde que por estas pairagens me pus em marcha, de logo percebi que a fertilidade geográfica banhada pelas águas do “Velho Chico”, se coadunam harmoniosamente com a fertilidade eclesial que transborda desse rio caudaloso de cristãos. Aqui vivi como que um processo gestacional. Em nove meses gerei e fui gerado na fé e, inobistante todas as razões humanas que puderam nos levar por outras vias, o ponto de chegada será sempre o mesmo, motivado pela mesma certeza, pela mesma fé, e pelo mesmo e único Deus.

Neste momento jubilar, justo seja, fazer memória a todos que contribuíram para a instalação e crescimento desta paróquia. Todos os homens e mulheres de fé e boa vontade que depositaram seus louvores e preces aos pés do altar e da imagem do nosso seráfico padroeiro. Pessoas simples que, traziam a teologia na própria vida. Não careceram de diplomas, bastou-lhes o amor pela doutrina para catequizar e evangelizar os queridos neófitos. Os benfeitores(as), aqueles(as) que, generosamente, à medida de seus quinhões, colaboraram e colaboram para a edificação e manutenção do Templo e da evangelização em todos os aspectos. Os religiosos e religiosas que, de modo específico, se dispuseram a seguir a Cristo e dedicar suas vidas a esta cidade, seja através da pregação da Palavra, seja pela ação pastoral, tocou e toca o coração de muitos e os alimenta na fé.

A paróquia de São Francisco de Assis sempre demonstrou-se peregrina e missionária. Não poderia sê-la de outra forma, visto que tem sua origem segundo o coração de Deus Pai, na missão do Filho com a ação do Espírito Santo.

Finalmente, expresso meus votos de gratidão e parabenizo esta egrégia comunidade pela passagem do seu cinqüentenário e por ter tido a graça de fazer parte de sua história. Certa feita Francisco pronunciou uma frase inquietante e motivadora ao mesmo tempo que diz: “Irmãos, comecemos, hoje, tudo de novo,porque até agora, pouco ou nada fizemos”.

Com elevada gratidão e estima,

Fernando Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário