sexta-feira, setembro 15, 2017

Petrolândia: Caps Nova Mente promove eventos na Semana de Combate à Depressão e ao Suicídio


Setembro Amarelo é uma campanha mundial que ocorre em todo o mês de setembro, para prevenção de suicídio. No Brasil foi iniciada em 2014, onde o objetivo principal é promover debates sobre suicídio, e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Embora pouco se fale a respeito, o suicídio é mais comum do que se imagina em todo o mundo. No Brasil, já se tornou um problema de saúde pública com o registro de aproximadamente 9 mil suicídios por ano ou uma morte a cada hora. No Dia Mundial de Combate ao Suicídio, 10 de setembro, vale frisar que os números têm aumentando principalmente entre a população jovem. O suicídio é a terceira causa morte entre homens com idade de 15 a 29 anos e os distúrbios mentais estão associados a praticamente 100% de todos os suicídios registrados no país, contudo, embora o transtorno psiquiátrico seja condição necessária não é suficiente para o comportamento suicida. É necessário desenvolver estratégias de promoção de qualidade de vida, de educação e de proteção e de recuperação da saúde.

Pensando assim, o Caps Nova Mente, em nome da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na segunda-feira, dia 11/09, a abertura da III Semana de Combate a Depressão e ao Suicídio, na qual foram realizadas palestras tratando dos temas, apresentação do grupo de teatro Fases, da Casa das Juventudes, e o depoimento emocionante de um jovem, filho de uma pessoa que cometeu o suicídio. 

No dia 12/09 foram realizadas também palestras direcionadas aos profissionais da saúde, assistência social e educação, pois percebe-se que é fundamental uma linha de cuidados integrais (promoção, prevenção, tratamento e recuperação) em todos os níveis de atenção para garantir o acesso às diferentes modalidades terapêuticas.

Dra. Andreza Carvalho/CAPS Nova Mente

Nenhum comentário:

Postar um comentário