sábado, 2 de setembro de 2017

Pernambuco imuniza 94% do rebanho contra a febre aftosa na primeira etapa da campanha


A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa deste ano, realizada em maio, imunizou 94,09% do rebanho pernambucano de bovinos e bubalinos. Todas as regiões do Estado garantiram o percentual mínimo exigido pela Organização Internacional de Epizootias (OIE) de 90%. Além de vacinar o animal, o produtor teve que ir aos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco declarar o seu rebanho, atualizando assim os dados de sua propriedade e de seus rebanhos.

Foram vacinados 1.697.885 bovinos e bubalinos o que mantém Pernambuco como estado livre da febre aftosa com vacinação. Os municípios de Abreu e Lima, Afrânio, Recife, Fernando de Noronha, Jaqueira, Olinda, Paulista e São Vicente Ferrer, se destacam por ter imunizado 100% de todo o rebanho.

Mesmo tendo decretado estado de emergência devido as fortes chuvas que castigaram a região neste período, as cidades de Catende, Maraial, São Benedito do Sul, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Xexéu, São Joaquim do Monte, Altinho e Cupira, ultrapassaram a meta estabelecida pela Adagro.

SEGUNDA ETAPA – Pernambuco quer se tornar área livre de febre aftosa sem vacinação, para isso a estratégia de vacinação mudará na segunda etapa que acontecerá em novembro. Apenas os animais com idade até 24 meses deverão ser imunizados.

A mudança na etapa faz parte de uma série de requisitos que o Estado precisa cumprir para se tornar área livre de febre aftosa sem vacinação.

Adagro


0 comentários:

Postar um comentário