terça-feira, setembro 12, 2017

Consequências do consumo exagerado de açúcar vão além do diabetes


Fonte de energia, o açúcar está presente em diferentes alimentos, sejam naturais ou industrializados. Seu consumo em quantidades adequadas não é o vilão da saúde, mas, em excesso, acarreta problemas em várias partes do organismo.

Normalmente associada ao diabetes, a ingestão exacerbada do açúcar implica em outras complicações ao metabolismo. A endocrinologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Sandra Mara Villares, explica que, após consumido, o açúcar passa por um processo no corpo.

"O açúcar é absorvido pelo intestino, levado ao fígado e então usado como fonte de energia ou armazenado em forma de glicogênio, que são várias moléculas de açúcar grudadas umas nas outras. Outro lugar onde há essa reserva é no músculo", afirma a médica.

O perigo está quando neste caminho há quantidades elevadas de açúcar. De acordo com a endocrinologista, o corpo não tem capacidade de fazer uma grande reserva da substância, e acaba armazenando esse excedente em forma de gordura.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é conveniente que o consumo diário do produto não ultrapasse 5% de toda alimentação diária, o que equivale a apenas 25 gramas.

Sandra Mara Villares aponta ainda que o ganho de peso é uma das consequências sentidas por esse mau hábito, levando à síndrome metabólica, com estoque de gordura no fígado, pâncreas e músculos.

"Na tentativa de facilitar a entrada do açúcar na célula, o pâncreas produz mais insulina, que é o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue", complementa a especialista.

Para amenizar esses problemas, Sandra Mara Villares enfatiza a importância de praticar exercício e uma dieta balanceada. Um estilo de vida saudável pode fazer com que os índices de açúcar e insulina retomem a normalidade.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo sexto ano consecutivo em 2016.

Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

Tree Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário