terça-feira, setembro 05, 2017

Codevasf promove parcerias para operação e manutenção em perímetros irrigados no Baixo São Francisco sergipano

Ações incluem recuperação e manutenção de estradas vicinais, limpeza de drenos e execução de pequenas obras e serviços para melhorar o trabalho dos irrigantes (Foto: Frederico Celente/Codevasf)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ampliou o número de parcerias para a execução de ações de operação e manutenção nos projetos de irrigação Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume. Em agosto, foram publicados no Diário Oficial da União acordos de cooperação técnica com as prefeituras de Propriá e Telha para realizar ações a fim de melhorar a infraestrutura de uso comum de perímetros irrigados. Em Sergipe, a Codevasf também atua em parceria com as prefeituras de Neópolis e Ilha das Flores.

Os acordos de cooperação firmados com os municípios de Propriá e Telha, com vigência inicial até abril de 2019, visam à realização de ações conjuntas para recuperação e manutenção de estradas vicinais, limpeza de drenos e execução de pequenas obras e serviços com o objetivo de melhorar as condições de vida dos irrigantes. Para a execução das ações, a Codevasf disponibiliza equipamentos de patrulha mecanizada, como caminhão basculante, escavadeira hidráulica e retroescavadeira.
O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, César Mandarino, aponta as parcerias como um fator importante para o bom andamento de ações de operação e manutenção dos projetos Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume. “Esse trabalho em conjunto com as prefeituras é importante porque facilita o atendimento às demandas dos agricultores da região. Agimos sempre para fortalecer o nosso relacionamento com os municípios que fazem parte de nossa área de atuação”, explica.

Atualmente, estão em vigência também parcerias com as prefeituras de Neópolis (em vigor até abril de 2019) e Ilha das Flores (até abril de 2018). Em todos os casos, a Codevasf e os municípios unem esforços para promover pequenas melhorias nos projetos de irrigação do Baixo São Francisco sergipano. Em breve, deverá ser formalizado também acordo de cooperação técnica com a prefeitura de Amparo de São Francisco, fortalecendo as ações de operação e manutenção nos perímetros irrigados.

Os projetos de irrigação do Baixo São Francisco Sergipano já iniciaram o plantio da safra de arroz, com previsão de que sejam plantados 4.400 hectares nos perímetros Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume. Os projetos de irrigação beneficiam cerca de 1.500 famílias e promovem a geração de 8.000 empregos diretos e indiretos na região, além de serem responsáveis pela produção anual de mais de 30 mil toneladas de alimentos.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário