quinta-feira, setembro 21, 2017

Alunos acompanham soltura de animais silvestres no Agreste


Nova ação de soltura da CPRH foi realizada nesta quinta (21), em Agrestina. Foram devolvidos à natureza 75 animais, entre aves, jabutis e jiboias (Foto: Divulgação/CPRH)
Mais 75 animais silvestres reabilitados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), retornaram ao seu habitat natural, nesta quinta (21), entre aves, jabutis e jiboias. A ação ocorreu no município de Agrestina, no Agreste do Estado, e fez parte das atividades da Semana da Fauna. Professores e alunos da rede municipal acompanharam toda a ação, que foi realizada em parceria com a Prefeitura local e sensibilizou sobre a importância da preservação das espécies e do meio ambiente.

Junto com a ação, ocorrida em área da unidade de conservação Serro Azul – uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) –, foi lançada na cidade uma campanha de entrega voluntária de animais silvestres. Ao todo, foram devolvidos à natureza 55 aves típicas do Agreste (galos de campina, papa-capim, sanhaçu, caboclinhos, sabiás e azulões), 18 jabutis e duas jiboias.


Nova soltura está agendada para o sábado (23), desta vez em Aldeia, no município de Camaragibe, na Região Metropolitana, com espécies da Mata Atlântica. Todos os animais passaram por reabilitação no Cetas.

A Semana da Fauna é uma iniciativa da CPRH e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com órgãos públicos e privados. Ocorre pelo terceiro ano consecutivo, sempre alertando para a necessidade de mais atenção à preservação das espécies e às ações de combate ao tráfico de animais, um problema crescente em todo o mundo. Muitos dos animais soltos (a maioria aves) foram vítimas do tráfico.

Para esta sexta (22), a programação terá o lançamento da campanha de entrega voluntária (já iniciada em Agrestina e Gravatá) em Caruaru. As entregas poderão ser feitas das 9h às 16h, na Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural do município, que fica na Rua Rafael Cavalcanti, s/n, no bairro de Pinheirópolis.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
www.cprh.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário