quinta-feira, agosto 17, 2017

União de Estado, Municípios e sociedade civil valoriza prevenção social no combate à criminalidade

Fórum Regional de Prevenção Social (FRPS) envolve municípios do Litoral Norte na discussão permanente de projetos e ações na área de segurança públic

Os municípios do Litoral Norte de Pernambuco lançam nesta sexta-feira (18) uma iniciativa que vai unir Governo do Estado, municípios e sociedade civil no debate, formulação e execução de ações que valorizem a prevenção social no combate à criminalidade.

Contando com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Governo do Estado, em articulação com os municípios de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Araçoiaba, o Fórum Regional de Prevenção Social (FRPS) quer dar protagonismo a projetos que valorizem a cultura de paz, atuando na prevenção e contribuindo com as políticas de segurança pública estadual.
“O fórum vai estabelecer um diálogo mais sistemático e efetivo com o Governo do Estado, identificando quais ações podem ser realizadas em parceria, quais programas podem ser fortalecidos e que novas abordagens devem ser dadas no combate à criminalidade, a partir da própria realidade dos municípios”, explica o secretário-executivo de Políticas para o Desenvolvimento Social, Yves Ribeiro.

Para marcar a instalação do fórum, será realizado um debate com a participação dos secretários estaduais Antônio de Pádua (Defesa Social) e Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão), além do deputado federal Tadeu Alencar (PSB), do deputado estadual Guilherme Uchoa (PDT), e dos prefeitos, vereadores e representantes de movimentos sociais dos municípios envolvidos. (Ver programação em anexo)

“A segurança pública está na pauta do País, que infelizmente tem hoje um contigente de quase 14 milhões de desempregados, o que afeta diretamente no aumento da criminalidade. O Governador Paulo Câmara tem liderado uma ação permanente de combate à violência no Estado com o Pacto pela Vida, mas esse é um debate que precisa ter maior protagonismo dos próprios municípios e da sociedade civil, que podem contribuir com a formulação de ações preventivas”, reforça Yves.

“O momento é de unir forças e pensar em iniciativas que não apenas fortaleçam a repressão, mas que permitam a prevenção, que impeçam por exemplo o aliciamento da juventude por parte do pequeno traficante, que atua nas esquinas dos bairros”, conclui o secretário-executivo.

Serviço:
Lançamento do Fórum Regional de Prevenção Social (FRPS)
Data: Sexta-feira (18)
Local: Clube Veloz (Rua Dr. José Bezerra, centro de Itapissuma)
Horário: Das 8h às 13h

PROGRAMAÇÃO
8h – Apresentação de grupo teatral
9h – Solenidade de instalação dos trabalhos do Fórum Regional de Prevenção Social
9h15 – Pronunciamento de boas vindas do Prefeito de Itapissuma, José Bezerra Tenório Filho
9h20 – Primeira palestra – Gestão participativa regionalizada no enfrentamento à criminalidade e à violência
Palestrante: Yves Ribeiro (Secretário Executivo de Políticas para o Desenvolvimento Social da Secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude
9h45 – Painel de Diálogos
Tema: O papel do programa Pacto pela Vida na redução das taxas do crime e na disseminação dos valores de cultura de paz
Palestrante: Márcio Stefanni (Secretário estadual de Planejamento e Gestão)
11h – Segunda palestra – Balanço das operações de repressão qualificada ao crime organizado
Palestrante: Antônio de Pádua (secretário estadual de Defesa Civil)
Intervenção: Marcos Ramalho (Comandante do 17° BPM)
11h30 – Painel de Diálogos
Tema: Reflexos da crise econômica, política e ética no recrudescimento da violência no País
Palestrantes: Deputado federal Tadeu Alencar (PSB), Deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Guilherme Uchoa (PDT) e Marcelo Canuto Mendes (Secretário Executivo de Coordenação da Casa Civil)
12h30 – Pronunciamento de prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores e representantes da sociedade civil
13h - Encerramento

Rubens Conde/Fórum Regional de Prevenção Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário