sexta-feira, agosto 18, 2017

Tadeu elogia criação de fórum social de prevenção à violência no litoral norte

Foto: Assessoria de imprensa/divulgação

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) participou nesta sexta-feira (18) do lançamento do Fórum Regional de Prevenção Social (FRPS) dos municípios do litoral norte de Pernambuco, em Itapissuma. O fórum conta com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Governo do Estado, em articulação com as cidades de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Araçoiaba.

Convidado para falar sobre “Os reflexos da crise econômica, política e ética no recrudescimento da violência no País”, Tadeu defendeu que o desencanto da população com a política deve ser combatida com mais mobilização social.

“A gente precisa acreditar nas instituições, exercer mais controle social, sem o qual a política jamais vai andar no rumo certo”, afirmou o parlamentar para um público de mais de 500 pessoas no Clube Veloz, no centro de Itapissuma.

Para Tadeu, a criação do fórum de prevenção social é uma clara demonstração de que o enfrentamento da segurança não deve ser um problema só de política, nem só de Estado. “É muito importante que a sociedade participe, que faça a sua parte, que as prefeituras integrem o conjunto de políticas que vão ajudar neste esforço de enfrentar a violência”, afirmou.

Citando um estudo feito em 2015 pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), mostrando que a cada 1% de aumento na taxa de desemprego entre homens, a taxa de homicídios nos municípios tende a aumentar 2,1%, o parlamentar disse disse que o problema da violência no Brasil deve passar pela formulação de políticas sociais afirmativas. “Esses índices de violência podem diminuir com boas lideranças e políticas públicas voltadas para educação, saúde e emprego”, reforçou.

Sobre Pernambuco, o deputado reconheceu que o problema se agravou nos últimos anos, justamente em função da crise econômica do País, com efeito no índice de desempregos, mas lembrou os investimentos que têm sido feitos na área, a exemplo do pacote de ações da ordem de R$ 290,8 milhões anunciados pelo governador Paulo Câmara, como a contratação de 4,5 mil policiais e de novas viaturas. Pernambuco tem as contas públicas equilibradas e, agora, em 2017, tem condições de investir fortemente em segurança”, frisou.

Por fim, Tadeu Alencar defendeu o Pacto pela Vida como uma política permanente de Estado, um legado de Eduardo Campos que tem sido tratado com toda a atenção pelo Governo Paulo Câmara. “Fica aqui a minha crença de que em Pernambuco aquilo que está sendo feito vai dar resultado e de que vamos tirar os nossos índices de segurança pública desses patamares que tanto nos preocupam”, concluiu.

Assessoria de Imprensa Tadeu Aencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário