quarta-feira, agosto 09, 2017

Serra Talhada sedia Feira do Livro do Vale do Pajeú até sexta-feira (11), com vasta programação


Começou ontem (08), em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, com entrada gratuita, a Feira do Livro do Vale do Pajeú e Festa Literária de Serra Talhada, que este ano presta homenagem ao escritor Raimundo Carrero. O evento, que segue até esta sexta-feira (11), começa todos os dias às 9h, e acontece na Estação do Forró e no Museu do Cangaço, contando com diversas atividades, como debates, cine clube, oficinas, manifestações culturais e workshops. Haverá também uma conferência com o escritor Adriano Marcena sobre literatura e identidade sertaneja, e uma conversa entre escritor Ronaldo Correia de Brito e Carrero, sobre a construção do seu universo literário. A programação conta ainda com uma roda de conversa sobre os 8 Baixos (tanto acordeom quanto sanfona) com o produtor cultural Anselmo Alves e o mestre sanfoneiro Truvinca, com mediação da pesquisadora Lêda Dias; e uma apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião.

A feira vai receber algumas sessões de autógrafos de vários autores. Destaque para o jornalista da TV Globo Francisco José, que vai lançar o livro “40 anos no ar”, onde narra episódios marcantes da sua trajetória jornalística, como a cobertura da Guerra das Malvinas, conflito militar entre Argentina e Reino Unido, em 1982, quando foi um dos poucos jornalistas estrangeiros infiltrados no campo de batalha.

O espaço recebe ainda um escambo de livros, onde as pessoas podem trocar livros em bom estado de temas diversos (exceto didáticos ou religiosos). Basta chegar com um livro, depositar em um cesto e pegar outro. Os pequenos terão atividades voltadas para eles, como shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Outra atividade que integra a programação da feira é a Alvorada Literária Flist. Durante todos os dias da Feira, às 5h, serão deixados livros em diversos pontos da cidade. O interessado recolhe o livro gratuitamente e, quando concluir a leitura, mesmo após o evento, deve entregá-lo na Biblioteca Pública Municipal Cecílio Tiburtino.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE HOJE (9) ATÉ O DIA 11

DIA 09 - QUARTA FEIRA
09 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias.
15 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Mistura Pernambucana.
20 h –Grupo de Xaxado Cabras de Lampião
21 h – Show As Severinas.

DIA 10 - QUINTA FEIRA
09 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias.
15 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Grupo Sertão Frevo e o Hip Hop Resistência nas Ruas.
20 h –Mulheres de sol e sangue – Performance poética com a atriz Daniela Câmara
21 h– Henrique Brandão

DIA 11 - SEXTA FEIRA
09h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias.
15h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Grupo de Xaxado Zabelê.
20h – A mulher no atual cenário poético do Pajeú - Recital e bate papo com as poetisas Elenilda Amaral, Izabella Ferreira, Sara Cristovão, Thyelle Dias. Mediação de Izabelly Moreira
21h – Humor na Feira com Zelito Nunes e Eugênio Gerônimo.
22h – Apresentação do show 'Simplesmente' com a cantora e poetisa Leda Dias. Participação especial de Encerramento com Truvinca.

CINE CLUBE LAMPIÃO/MUSEU DO CANGAÇO

DIA 09 - QUARTA FEIRA
15 h - A Dona do Pecado dos Outros.
Um Homem sem Sorte.

DIA 10 - QUINTA FEIRA
15 h – Bicho de Sete Letras.
Infinito de nós 2.

DIA 11 - SEXTA FEIRA
15 h – A Nona Cidade.
Lampião e o Fogo da Serra Grande
LANÇAMENTOS DE LIVROS

DIA 09 - QUARTA FEIRA
19h30 - Lançamento do livro – DE VOLTA A MINHA TERRA, de Adelmo Santos.
20h - Lançamento do livro AS DUAS PEDRAS. CONTOS E PROSAS, de Paulo César Gomes
DIA 10 - QUINTA FEIRA
18h30 Lançamento do livro CONECTANDO SABERES DA ESCOLA: ESCOLA, LITERATURA, EDUCAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES, RELATOS E PROPOSTAS DE ATIVIDADES, de Adeilson Pinheiro Sedrins
19h - Lançamento do livro IN VIVO, de Sabrinna Alento Mourão
19h30 –Lançamento do livro CANTA DORES, de Isabelly Moreira.
20h- Lançamento do livro NOITE EM CLARA – UM ROMANCE (e uma mulher) EM FRAGMENTOS, de Sidney Niceas
20h30 - Lançamento do livro ASPECTOS DESCRITIVOS E SÓCIO-HISTÓRICOS DA LÍNGUA FALADA EM PERNAMBUCO, de Adeilson Pinheiro Sedrinse Edmilson José de Sá ( Org)

DIA 11 - SEXTA FEIRA
19h – Lançamento do livro o GOGO DE OURO, de José Amaurílio de Sousa

SALA DAS PROSAS I
DIA 09 - QUARTA-FEIRA
14 h- Oficina Meu Livrinho com Sabrina Carvalho e Camilo Maia - Editora Livrinho de Papel Finíssimo
19 h - Sobre os esforços que fazem a ficção - Marcelino Freire conversa com o homenageado Raimundo Carrero e relembra a experiência como aluno em suas oficinas de escrita.

DIA 10 – QUINTA-FEIRA
19 h - Delírios de Criação e Loucura - Uma leitura dramática da obra de Raimundo Carrero com as atrizes Ana Nogueira, Fabiana Pirro e Sílvia Góes.

DIA 11 – SEXTA-FEIRA
10h - Movimento Respeitem os 8 Baixos – Roda de conversa com Anselmo Alves (Produtor cultural) e Truvinca (Mestre de sanfona de 8 baixos) e mediação da pesquisadora Lêda Dias. (Museu do Cangaço)
14h – Mulherio das letras de Pernambuco – Uma roda de bate papo com Patrícia Vasconcellos (Editora Caleidoscópio), Aninha Ferraz (Editora Coqueiro) e Débora Echeverria (Editora Cubzac)
14h-Workshop de Criatividade e Escrita com o Escritor Sidney Niceas.
18h30- De literatura e a nossa identidade sertaneja - Conferência do escritor Adriano Marcena.
19h30 - 40 anos no ar – Francisco José apresenta o seu livro e conversa sobre a jornada de um repórter pelos cinco continentes.

OUTRAS ATIVIDADES
ESCAMBO DE LIVRO: Será um espaço para as pessoas trocarem livros em bom estado, só não podem ser didáticos ou religiosos. Qualquer pessoa pode chegar com um livro, deposita num cesto e pega outro.
ALVORADA LITERÁRIA FLIST: Todos os dias da Feira, às 5 da manhã, serão deixados livros em diversos pontos da cidade, para qualquer pessoa interessada numa boa leitura. O interessado recolhe o livro, lê e quando concluir a leitura, mesmo sendo após o evento, entrega o mesmo na Biblioteca Pública Municipal Cecílio Tiburtino. Livro gratuito para todos.

Assessoria Fundação Cultural de Serra Talhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário