quarta-feira, agosto 09, 2017

Seplag lança 15ª edição da Revista Gestão Pública PE

Reportagem especial sobre a organização Médicos sem Fronteiras e uma entrevista com a diretora administrativa da WeGov, Gabriela Tamura, estão entre os destaques (Reprodução/Seplag-PE)

Que exemplo uma organização como a Médicos sem Fronteiras pode dar às gestões públicas? Confira na nova edição da Revista Gestão Pública PE uma reportagem especial sobre como atua essa organização humanitária em situações-limite, como grandes epidemias, desastres naturais e guerras, isto é, situações de emergência que exigem respostas rápidas, com grandes deslocamentos de pessoas e equipamentos. O exemplo é de planejamento e, também, de ética. A ONG foi fundada em 1971 e reúne mais de 36 mil profissionais de diferentes áreas e nacionalidades, estando presente em cerca de 70 países, inclusive no Brasil, onde desembarcou em 1991 para combater uma epidemia de cólera na Amazônia.

A 15ª edição da revista também traz uma entrevista com a diretora administrativa da WeGov, Gabriela Tamura, que fala sobre a necessidade de integração dos serviços oferecidos pelos governos aos cidadãos, com foco no papel que a tecnologia pode desempenhar para o avanço dos processos públicos. “Não temos como pensar no novo setor público sem o cidadão como parte principal do processo. Será necessário ressignificar o papel do governo e colocar o cidadão no centro da tomada de decisão”, diz Gabriela. A WeGov é um espaço colaborativo de aprendizado em governo amparado pelo conceito learning by doing (aprender fazendo).

Na seção Boas Práticas, a publicação aborda a inclusão de terapias alternativas nas políticas de atenção básica à saúde. Uma portaria do Ministério da Saúde, editada em 2006, estabeleceu a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde e recomenda a sua adoção pelas secretarias de saúde dos estados, Distrito Federal e municípios. Tais práticas são terapias, em grande parte oriundas da medicina tradicional chinesa, como acupuntura, homeopatia, reiki, ioga, meditação e tai chi chuan. O artigo é ilustrado com o caso do município do Recife, que inaugurou sua primeira Unidade de Cuidados Integrais à Saúde ainda em 2004, no bairro do Torreão.

A nova edição traz, ainda, artigos sobre gestão educacional (Estratégia), elaboração de orçamentos públicos (Conta Certa), dicas de como redigir textos – principalmente e-mails – no ambiente de trabalho (Opinião), capacitação de pessoas (Capital Humano) e a adoção de práticas restaurativas no sistema socioeducacional (Inovação), além de uma reflexão sobre os processos burocráticos nas instituições públicas através da política de regularização fundiária desenvolvida pela Perpart (Acadêmicos da Gestão).

A Revista Gestão Pública PE é editada pelo Instituto de Gestão Pública de Pernambuco Governador Eduardo Campos, vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). A publicação pode ser acessada através do endereço http://www.seplag.pe.gov.br/web/revi15/revista-15.

SEPLAG-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário