segunda-feira, agosto 28, 2017

IPA promove capacitação em diagnóstico de Artrite Encefalite Caprina na Estação de Sertânia


Diagnóstico de Artrite Encefalite Caprina – CAE. Esse foi o tema da capacitação realizada de terça-feira (22) até a quinta-feira (24) da semana passada, na Estação Experimental de Sertânia, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O curso foi ministrado pelo médico veterinário do Laboratório de Viroses do Departamento de Medicina Veterinária - DMV da UFRPE, Sérgio Alves, sob a coordenação do professor Roberto Soares de Castro. Participaram os médicos veterinários da Comissão de Sanidade Animal do IPA, Júlio César Araújo e Carlos André Barbosa. 

Com a capacitação, será implantado no laboratório da estação a prestação do serviço de diagnóstico para CAE, bem como será possível a implantação de uma linha de pesquisa nessa área, fortalecendo assim as ações de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do IPA para caprinovinocultura em Pernambuco. A iniciativa apresenta custo de implantação relativamente baixo e contou com o apoio da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento do IPA.

"A artrite encefalite caprina (CAE) é uma enfermidade infectocontagiosa de caráter incurável, produzida por um vírus da família Retroviridae subfamília Lentevirinae, explica o supervisor do Programa de Pesquisa em Produção Animal do IPA, Sebastião Guido. Ainda segundo ele, ocasiona perda de produção, lesões articulares, mamárias e pulmonares, além da forma nervosa que ocasiona mortalidade de animais jovens na espécie caprina. Morfologicamente, o vírus é semelhante ao Maedi-Visna que acomete a espécie ovina, sendo, portanto, de extrema importância seu diagnóstico e controle nos rebanhos, principalmente, de caprinos leiteiros.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário