quarta-feira, agosto 09, 2017

CPRH realiza novo repatriamento de araras e tucanos para o Amapá

Animais seguirão para Macapá nesta terça e quarta (8 e 9), em voos da Latam (Foto: Divulgação/CPRH)

Com o envio de duas araras-canindé (Ara ararauna) e três tucanos, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) conclui, esta semana, o repatriamento de 15 animais silvestres para o Amapá, na Região Norte do país. As duas araras seguirão nesta terça (8), às 15h30, em voo da Latam Recife-Macapá. Na quarta (9), no mesmo horário, seguirão dois tucanos-grande-de-papo-branco (Ramphastos tucanus) e dois tucanos-toco (Ramphastos toco).

Ao todo, o repatriamento iniciado em julho (dias 18 e 19) envolve 15 animais – doze araras e três tucanos. Todos passaram mais de oito meses sendo reabilitados no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH, que fica no bairro de Guabiraba, no Recife. Eles seguem em caixotes apropriados, com bastante frutas para alimentação.

Essas espécies de araras e tucanos repatriados são de ocorrência natural na Floresta Amazônica e no Cerrado. Foram apreendidas em operações que envolveram o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), a Cipoma (Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente) e a própria CPRH. Serão entregues ao Centro de Triagem do Amapá, do Ibama, que em breve fará a soltura.

Outros repatriamentos serão realizados em breve pelo órgão ambiental estadual, quando algumas aves serão enviadas para centros de triagem de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário