quinta-feira, agosto 17, 2017

Campus Floresta do IF Sertão-PE promove 2ª Semana da Inclusão com capacitação gratuita, experiências sensoriais, e apresentações culturais abertas ao público


Nos dias 21, 22 e 23 de agosto ocorre no campus Floresta do IF Sertão-PE a 2ª Semana de Inclusão, com a temática vivenciado as diferenças. Promovida pelo Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas a Semana da Inclusão é aberta ao público e possui dois objetivos principais, proporcionar aos estudantes, servidores do campus, e sociedade florestana a oportunidade de compreender e refletir a realidade do mundo das pessoas com deficiência; e oferecer uma oportunidade de capacitação aos profissionais de ensino do município, e alunos de licenciatura em Química e Gestão da Tecnologia da Informação, que são formados pelo IF Sertão-PE em Floresta, para melhor trabalhar com o público com deficiência.

A mesa redonda 'Vivenciando as Diferenças' abrirá do evento no dia 21, às 19h, no auditório do campus Floresta, com a participação de Aline Ferreira Lima, Coordenadora na Secretaria Municipal Especial; Ruben Sabin de Lima Jr., Professor da Escola Emanoel Colégio e Curso; e Joaquina Maria de Souza, Professora de Atendimento Educacional Especializado da Escola Major João Novaes, para promover um diálogo a respeito dos alunos especiais em Floresta e qualificação profissional dos professores para atendimento deles; e experiências e metodologias no ensino ao aluno com necessidades específicas.


O Cine Inclusão será uma das atrações do segundo dia do evento, o qual contará com 4 sessões de exibição cinematográfica sobre duas temáticas inclusivas, autismo e Síndrome de Asperger. O Cine Inclusão sobre Síndrome de Asperger ocorrerá às 7h30, e às 13h, no auditório do campus Floresta, com exibição de um curta-metragem de animação baseado numa história real de uma menina australiana de 8 anos e um novaiorquino de 44 anos que viraram amigos trocando cartas, o curta-metragem mostra de forma didática e leve a dificuldade de entendimento da pessoa portadora da Síndrome de Asperger em compreender o mundo em que vivemos e suas resoluções sociais.

A temática do autismo será trabalhada no Cine Inclusão com exibições cinematográficas às 10h45, e às 16h15, também no auditório do campus, com exibição de um curta-metragem contando a história de um jovem com autismo e como ele vivencia as diversas mudanças e desafios da adolescência.

A Semana da Inclusão contará ainda com minicursos gratuitos. Serão 50 vagas para o minicurso de Libras Básico, sendo 25 para a turma I, no dia 22 de agosto, às 15h; e outras 25 vagas para a turma II, no dia 22 de agosto, às 19h. As aulas serão na sala de EAD do Campus Floresta do IFSertão-PE e as inscrições serão realizadas no momento dos minicursos.

Para o minicurso de Ábaco, que abordará as metodologias de utilização da ferramenta, e educação inclusiva, serão disponibilizadas 40 vagas. O evento ocorre às 19h ,no auditório do campus Floresta, com inscrições no local.

No dia 23 de agosto, das 9h às 19h, o auditório do campus Floresta do IF Sertão-PE se transformará numa sala sensorial. De olhos vendados os participantes entrarão na sala para interagir com os objetos disponibilizados sem utilizar o sentido da visão. O desafio será vivenciar a experiência das pessoas que não possuem a visão e tentar reconhecer os objetos por meio dos demais sentidos: tato, audição, olfato e paladar.

Ainda no dia 23 os alunos do Programa de Iniciação à Docência, PIBID, realizarão no hall do campus Floresta, das 9h às 17h, uma apresentação com metodologias de ensino voltadas às pessoas com deficiência. E às 18h o evento será encerrado no pátio do campus com apresentações musicais dos alunos do IF Sertão-PE.

Alunos, professores e profissionais da área da educação de Floresta estão convidados para vivenciarem as experiências da semana da Inclusão, se capacitar, e juntos promover a educação inclusiva no município. Todos os eventos são gratuitos.

Programação
21/08/2017
-19h00 Abertura: Diretora do Campus, Chefe Departamento de Ensino, Napne, CPAE
Mesa Redonda: Vivenciando as diferenças
Coordenação : Ana Patricia (IF Sertão PE Campus Floresta)

22/08/2017
-07:30 às 09:00h
Cine inclusão – temática asperge
Local: Auditório do campus Floresta

-10:45 às 12:15
Cine inclusão – temática autismo
Local: Auditório do campus Floresta

-13:00 às 14:30
Cine inclusão – temática asperge
Local: Auditório do campus Floresta

-16:15 às 17:45
Cine inclusão – temática autismo
Local: Auditório do campus Floresta

22/08/2017 – Minicursos
-15:00 às 16:30 – Libras Básico Turma I
local: Sala EAD

-19:00 às 20:30 – Libras Básico Turma II
local: Sala EAD1

-19:00 às 20:30 – Ábaco
local: Auditório do campus Floresta

23/08/2017
-09:00 às 19:00 – Sala Sensorial
local: Auditório

-09:00 às 17:00 – Apresentação PIBID
Local : Hall do auditório

-18:00 – Encerramento
Apresentação musical
Local: Pátio

Elidiane Poquiviqui
Tecnóloga em Comunicação Institucional
Jornalista e Radialista
IF Sertão-PE Campus Floresta

Nenhum comentário:

Postar um comentário