terça-feira, julho 25, 2017

Tacaratu: Prefeito José Gerson participa da abertura do 4º Congresso Pernambucano de Municípios promovido pela AMUPE



Acompanhado por comitiva do governo municipal, o prefeito de Tacaratu, José Gerson (PSB), participou nesta terça-feira (25) da abertura do 4º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), de hoje até o dia 27.

O evento, que ocorre no Centro de Convenções de Pernambuco, teve sua solenidade de abertura realizada no Teatro Guararapes e recebeu a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, os prefeitos Geraldo Júlio, de Recife, e Professor Lupércio, de Olinda. A cerimônia ainda contou com a participação do ministro das cidades, Bruno Araújo, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU – PE), Roberto Montezuma, Alain Grimard, da ONU-Habitat, além de secretários de estado, prefeitos e demais gestores municipais.

O objetivo do congresso é abrir espaço para o debate da gestão municipal, sob diversos eixos temáticos, como economia, saúde, educação, segurança e sustentabilidade, que emerge como um tema essencial para o futuro se amplificam a cada dia no mundo contemporâneo. Os municípios, esferas fundamentais para garantia da qualidade de vida da população, se apropriam destas discussões a fim de enfrentar os desafios impostos e encontrar soluções eficientes.

O professor Lupércio, prefeito de Olinda, cidade anfitriã do evento, deu boas-vindas aos congressistas, relatando sua experiência como servidor público, desde o início de sua trajetória. Montezuma considerou o evento como um instrumento de transformação para se chegar no modelo de cidade sustentável tão debatido na atualidade.


O presidente da Amupe, José Patriota fez um pronunciamento forte convocando os gestores para as discussões trazidas no Congresso, que para ele se tornam fundamentais em tempos de crise, época propícia para se aprender, empreender e também ensinar. Patriota cobrou racionalidade no campo político e considerou o momento oportuno para se deixar brigas partidárias de lado e agir em prol da causa municipalista.

Em sua fala na solenidade de abertura, o governador Paulo Câmara comentou sobre os diversos serviços que estão sendo feitos pelo governo do estado nas áreas da saúde, educação e segurança. Ainda assegurou recursos para obras de infraestrutura no interior e região metropolitana, além de garantir os recursos para a próxima edição do Fundo Estadual para de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). O governador reforçou a importância do congresso num momento de crise, ressaltando a relevância de se discutir a cidade, local onde as coisas acontecem.

O ministro das cidades, Bruno Araújo falou sobre a trajetória difícil que o governo federal vem enfrentando e destacou o esforço que o ministério faz para gerar créditos para financiamento aos projetos municipais. Ainda aproveitou para divulgar o programa Cartão Reforma, principal aposta social do governo federal. O ministro concluiu sua fala afirmando ser testemunha de como a Amupe vem dando suporte aos municípios do estado, alinhada com o pensamento de seu ministério, que tem como objetivo gerar emprego e renda, ajudando o país a superar as dificuldades atuais.

A solenidade de abertura do congresso também foi momento para a assinatura do Memorando de Entendimento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) juntamente com a ONU/Habitat. O presidente do CAU considerou este momento como um passo determinante, tendo como resultado a implementação da Nova Agenda Urbana, documento orientado à ação, a fim de revitalizar o compromisso e apoio mundial a favor da habitação e do desenvolvimento urbano sustentável.

Além do participação das autoridades políticas, o evento ainda abriu espaço para apresentações culturais. A orquestra Henrique Dias e Cia Brasil por Dança tratou de aquecer os congressistas à base de muito frevo. O forró de Muniz do Arrastapé, grupo formado por integrantes portadores de deficiência visual, deu boas-vindas aos participantes. Já entre os diversos pronunciamentos na solenidade de abertura, Maestro Spok fez uma linda homenagem musical ao estado de Pernambuco, levando o público a cantar de Luís Gonzaga aos clássicos do frevo que marcaram época na história pernambucana.

Informações: Amupe e Tacaratu Online
Fotos: Amupe e assessoria da Prefeitura de Tacaratu

Nenhum comentário:

Postar um comentário