sexta-feira, julho 21, 2017

Petrolina: Prefeitura convoca reunião de emergência sobre os impactos da redução da vazão de Sobradinho na travessia das barquinhas

Encontro visa definir ações preventivas para garantir continuidade do transporte de passageiros com um nível menor do Rio São Francisco (Foto: Ivaldo Reges/Prefeitura de Petrolina/Divulgação)

A Prefeitura de Petrolina está convocando a Associação da Travessia das Barquinhas (ATB), que fazem o transporte de passageiros entre as cidades de Juazeiro da Bahia e Petrolina, Pernambuco, para discutir os impactos da redução da defluência da barragem de Sobradinho que, a partir do próximo dia 30, conforme autorização da Agência Nacional de Águas (ANA), será reduzida de 600m³/s para 550m³/s, com a possibilidade de registro de vazão instantânea de apenas 523m³/s. Um estudo da Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), aponta que os barqueiros devem ter dificuldades para navegar entre as margens baiana e pernambucana do Rio São Francisco. Com um nível do espelho d’água mais baixo por causa da diminuição da vazão da barragem, a AMMA teme a paralisação do serviço de transporte interestadual.

Com o objetivo de discutir ações que vão garantir a continuidade das atividades das tradicionais ‘barquinhas’, um encontro foi marcado para esta sexta-feira (21), às 9h, na sede da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM). Devem participar do encontro, representantes da ATB, AMMA e SEINFRAHM, além de técnicos que atuam na região na área de dragagem, técnica em que se retira parte da areia do rio a fim de se aumentar a distância entre o fundo e o espelho d’água e que pode viabilizar melhores condições de navegabilidade.

De acordo com o Diretor de Projetos Ambientais da AMMA, Victor Flores, a proposta de se discutir ações preventivas sobre os impactos da redução da vazão da barragem de Sobradinho se deu por conta das dificuldades já registradas pelos barqueiros que fazem a travessia entre Juazeiro e Petrolina. “No dia a dia do projeto de revitalização do rio São Francisco que estamos realizando, nós presenciamos a dificuldade que algumas barcas têm tido em atracar em Petrolina. Outras até encalharam nos últimos meses e se nada for feito antecipadamente, o serviço corre o risco de ser interrompido a partir do começo do mês que vem, quando a vazão será reduzida. Isso traria inúmeros transtornos aos barqueiros e a população que se beneficia com o transporte fluvial. Por isso estamos nos reunindo para pensar em ações que evitem que o pior aconteça num momento de dificuldades”, projeta Flores. 

Texto: Felipe Pereira - AsCom Prefeitura de Petrolina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário