quinta-feira, 20 de julho de 2017

Patronato Penitenciário lança maior programa de qualificação profissional para reeducandos de PE


O Patronato Penitenciário, órgão de execuções penais vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), lançou nesta quarta-feira (19) o maior programa de qualificação profissional para reeducandos de Pernambuco. O anúncio da abertura de 2.025 vagas em cursos para reeducandos do regime aberto e livramento condicional foi feito pelo secretário Pedro Eurico, na sede do órgão, no bairro de São José, no Recife.

Ao todo serão oferecidos nove cursos, em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios (ABDESM), por força de convênios oriundos de emendas parlamentares, sem ônus para o estado. Os cursos são: Mecânica de Moto, Pedreiro Geral, Pedreiro Revestidor, Doces e Salgados, Encanador, Eletricista Geral, Eletricista Predial, Pintura Predial e Gesseiro.


Durante o evento também foi realizada a aula inaugural do primeiro curso, o de Mecânica de Moto, para 100 reeducandos presentes. Cibele Martins Souza, 35, é uma das alunas. Após passar quatro anos numa unidade prisional, ela está disposta a se qualificar e voltar a trabalhar. “Quando saímos do cárcere não temos muito apoio e o Patronato Penitenciário me deu a atenção e a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho. O setor psicossocial também foi muito importante. Começar é difícil, mas recomeçar é mais ainda”, revela.

“Vamos trabalhar para fazer uma ponte entre vocês, que estão se preparando profissionalmente, e as empresas conveniadas com o Patronato para que haja a contratação do maior número de participantes possível, com a maior celeridade possível também” pontuou Eurico.

O Setor Educacional do Patronato Penitenciário ficará responsável pelo cadastramento, organização, acompanhamento e avaliação dos cursos. De acordo com a Lei de Execução Penal, a assistência educacional do Estado visa proporcionar a instrução escolar e a formação profissional do reeducando. O ensino profissional deverá ser ministrado em nível de iniciação ou de aperfeiçoamento técnico.

O curso de Mecânica de Moto terá 80 horas/aula e será realizado de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, em dois locais: na Igreja Internacional Palavra Viva, localizada na rua 79, nº 200, bairro de Maranguape I, Paulista; e na rua Siqueira Campos, 1508, Edifício Brasília, 15º andar, Recife. As aulas seguem até o dia 07 agosto. Os demais cursos serão realizados na sequência, até o mês de dezembro.

O evento também contou com a participação da secretária-executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Mariana Pontual, e do superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis.

SEI-PE


0 comentários:

Postar um comentário