quinta-feira, julho 20, 2017

Governo anuncia ampliação de programa de atendimento odontológico no SUS


O governo federal anunciou hoje (20) o investimento de R$ 344,3 milhões para ampliar o atendimento em saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os recursos serão usados para credenciar 34 unidades odontológicas móveis que atendem pacientes em regiões de difícil acesso e adquirir 10 mil cadeiras odontológicas e equipamentos com raio-X para os postos de saúde.

As medidas incluem ainda a contratação de 2.299 equipes especializadas em saúde bucal. Parte dos recursos para a compra de equipamentos serão repassados do Fundo Nacional de Saúde e as unidades móveis serão instaladas por meio de financiamento feito pelo Ministério da Saúde.

A medida foi anunciada hoje (20) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao lado do presidente Michel Temer, em cerimônia no Palácio do Planalto. Barros afirmou que este é um investimento "grande e merecido", com o objetivo de renovar a "estrutura do atendimento em saúde bucal no país e reduzir a prevalência de cáries dentárias no país".

Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura atual odontológica pelo SUS chega a 4933 municípios, representando 88% do país, e atende cerca de 104 milhões de brasileiros. A ampliação da estrutura a partir do novo investimento pode elevar o número de atendidos para 11 milhões.

No último ano, foram entregues 267 Unidades Odontológicas Móveis, das quais 112 estão em funcionamento. Com o acréscimo das 34 unidades, a expectativa do ministério é que o atendimento possa chegar a mais de 116 mil pacientes na área rual, em comunidades quilombolas, indígenas, assentadas e a população em situação de rua ou que vive em áreas isoladas.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário