segunda-feira, julho 17, 2017

Especialista alerta a importância do cuidado com os pés


Não basta apenas fazer as unhas com regularidade para manter boa aparência e a saúde dos pés. Os pés são muito explorados diariamente, mas sempre são esquecidos durante a rotina de beleza. São eles que sustentam o corpo durante todo o dia. Separar um tempo para alguns cuidados básicos com essas importantes estruturas do corpo é essencial.

Ítalo Ventura, um dos podólogos de maior referência no Brasil, diz que o cuidado com os pés costuma ser esquecido pela maioria das pessoas. “Normalmente só dão atenção quando surge algum problema como bolhas, calos e unha encravada, podendo em casos mais graves surgir problemas secundários às pequenas lesões como erisipela, e infecções que levem um paciente até mesmo à amputação”, ressalta Ítalo, e completa dizendo que muitas destas condições podem ser facilmente prevenidas.

“Os cuidados com os pés podem vir de diversas maneiras, desde uma hidratação regular, que evite o ressecamento da pele e rachaduras que podem servir de porta de entrada para bactérias e fungos, até mesmo levar seus próprios utensílios ao serviço de manicure e pedicure, bem como esmaltes que são os principais contaminantes em salões de beleza e esmalterias”, conclui Ítalo.

Ventura ainda ressalta que é extremamente importante examinar os pés diariamente com cuidado. “Pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e obesos, devem usar um espelho para observar a planta dos pés. Deve-se limpar e secar bem entre os dedos para evitar a proliferação de microrganismos. Além disso, também é de fundamental importância cuidar bem da higiene das meias e sapatos, para evitar odores desagradáveis” alerta o podólogo.

O uso de sapatos apertados e de bico fino podem causar bolhas e calosidades. “Se for utilizar sapatos de salto alto, escolha os de bico mais largo ou com salto Anabela, que exigem menor esforço da musculatura e diminuem o risco de joanetes”, conclui o especialista.

Rômulo França

Nenhum comentário:

Postar um comentário