segunda-feira, julho 24, 2017

Adagro inicia trabalho de prevenção às doenças aviárias

Mais recente foco de gripe aviária foi na Alemanha, sem atingir humanos. No mundo, desde 2003, 169 pessoas já morreram vítimas da influenza aviária (Foto: Adagro)

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – Adagro realizou nos dias 17 e 18 de julho a primeira etapa da vigilância ativa para influenza aviária e doença de New Castle em municípios localizados a 10 km do sítio de aves migratórias da Coroa do Avião.

Participarão do monitoramento os municípios de Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Paulista, Abreu e Lima e a ilha de Fernando de Noronha. Os trabalhos incluem coleta de amostras de sangue e secreções das aves que vivem soltas nos quintais (aves de subsistência). As amostras têm o objetivo de detectar precocemente a presença do vírus H5N1, evitando que doença chegue até as aves comerciais, demais criações de animais e sobretudo a população humana. Para esta fase do monitoramento foram visitados 40 estabelecimentos de avicultura de subsistência.


Segundo o gerente de defesa animal da Adagro, Francisco Nascimento, o objetivo dessa ação é verificar a circulação de vírus da influenza aviária e da doença de Newcastle e assim estabelecer medidas de vigilância animal, visando a proteção da avicultura comercial do estado de Pernambuco.

Os trabalhos de monitoramento são realizados semestralmente em aves de subsistência e em aves migratórias na Coroa do Avião e ilha de Fernando de Noronha. O Brasil é considerado um país exótico para gripe aviária, ou seja, tem poucas chances de ter o vírus, mas algumas aves que vem do Norte podem cruzar com aves que venham da Ásia e se tornar uma portadora do vírus.

Pernambuco foi o segundo estado a aderir ao Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e Prevenção da doença de New Castle. A gripe aviária é uma doença contagiosa causada por vírus que normalmente infectam apenas aves. O vírus da gripe aviária é altamente específico, mas, em raras ocasiões, cruza barreiras específicas para infectar pessoas. O mais novo foco de gripe aviária foi na Alemanha, por enquanto o vírus não atingiu humanos. Mas no mundo 169 pessoas já morreram, desde 2003 vítimas da influenza aviária.

Adagro

Nenhum comentário:

Postar um comentário