sexta-feira, 9 de junho de 2017

Subseccional da OAB-PE em Petrolândia inaugura Sala do Advogado no Fórum local

Fotos: Assis Ramalho

Sob a presidência do Dr. José Dantas de Lima, presentes os demais diretores, a Subseccional da OAB de Petrolândia – PE inaugurou nesta sexta-feira, 09/06, a Sala dos Advogados, no Fórum Prof. José da Costa Porto, nesta cidade. O evento contou com as presenças do Presidente da OAB – Pernambuco, Dr. Ronnie Preuss Duarte, do Secretário Geral, Dr. Fernando Ribeiro Lins; da Secretária Geral Adjunta, Dra. Ana Luiza Mousinho; da Ouvidora Geral, Dra. Patrícia Maaze e do Chefe de Gabinete da Presidência, Dr. Baltazar Monteiro da Cruz; assim como, dos Doutores Osvaldo Teles Lobo Junior e Altino Conceição da Silva, juízes da primeira e segunda varas da Comarca de Petrolândia, respectivamente, além de vários advogados dos diversos municípios que compõem a área territorial da subseccional.

A sala, equipada com ar condicionado, cadeiras, computador, scanner e impressora, recebeu o nome do Professor Aluízio Xavier, renomado advogado pernambucano, que foi presidente da OAB de Pernambuco, por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2000, por ter sido ele, quem criou, ao final do século passado, a Subseccional da OAB de Petrolândia, por reivindicação de um grupo de advogados, sob a liderança, ainda hoje presente, do Bel. José Dantas de Lima.

Ao longo desses dezessete anos, vários advogados dos diversos municípios da jurisdição integraram a Diretoria da Subseccional, porém a Presidência sempre foi ocupada pelo Dr. José Dantas, um incansável batalhador pela defesa dos direitos e prerrogativas dos advogados, bem como cumprimento das atribuições institucionais da OAB.

A atual Diretoria da OAB/Petrolândia, hoje tem a seguinte composição: Presidente – José Dantas de Lima; Vice-Presidente. Luiz Antonio Justo da Silva Lopes; Secretário Geral: José Roberto Ferraz Nogueira; Secretário Geral Adjunto: José Dantas Neto e Tesoureiro: José Sandoval Couto de Lima. Além do município sede, Petrolândia, a Subseccional tem jurisdição sobre os municípios de Floresta; Inajá; Manarí; Jatobá e Tacaratu.

O Presidente José Dantas esclarece que a sala dos advogados agora inaugurada é a segunda em sua área de jurisdição, pois já existe em Floresta, instalada já a alguns anos, faltando ainda Tacaratu e Inajá, prejudicados até agora por falta de espaço físico nos fóruns (Jatobá e Manari ainda não são sedes de Comarca); destacando, ainda, que embora a sala do advogado seja um direito previsto no § 4.º, do art. 7.º, da Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB), cabendo às repartições públicas cederem os espaços e à OAB prover as instalações dos equipamentos, nem sempre é fácil se materializar esse direito; seja às vezes por falta de espaço físico, seja por razões outras ligadas às administrações dos órgãos públicos; ressalvando, todavia, que aqui em Petrolândia, as dificuldades foram apenas de natureza física, mas que no momento que surgiu um espaço disponível, foi de pronto liberado para a OAB.

Após a inauguração, dentro do Projeto “Fale com o Presidente”, o Dr. Ronnie Duarte reuniu-se com os advogados presentes, para ouvir de cada um os seus reclamos, reivindicações e anseios, objetivando o aprimoramento dos serviços prestados à classe, pela OAB, através dos seus diversos órgãos.

O Dr. José Dantas, que por eleição direta, encontra-se no sexto mandato (17 anos) à frente da OAB-Petrolândia, esclarecendo que trata-se de um cargo sem qualquer remuneração financeira, afirma que entende já haver dado sua contribuição para a Ordem dos Advogados do Brasil e para a sociedade civil, razão pela qual, pretende encerrar sua participação nos quadros diretivos da instituição, em dezembro de 2018, quando encerrará seu atual mandato.

Ver fotos > Sala dos Advogados é inaugurada em Petrolândia

Na oportunidade, após a inauguração, o Presidente da OAB-PE, Dr. Ronnie Duarte e o homenageado, Dr. Aluizio Xavier, que deu nome à Sala dos Advogados de Petrolândia, foram entrevistados por Assis Ramalho.


Dr. Ronnie Preuss Duarte - Presidente da OAB – Pernambuco é entrevistado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia (Fotos gentilmente cedidas por Antonio Moura/MouraLab)

Pedimos que fizesse uma análise da inauguração da Sala dos Advogados em Petrolândia

"Hoje nos escrevemos um capítulo importante na história da OAB de Petrolândia, fornecendo aos advogados que atuam aqui na região um equipamento condigno, com dois computadores, ar condicionado, de maneira que os clientes possam ser atendidos com um grau de conforto razoável, e que os advogados possam exercer com dignidade as suas profissões. Hoje também foi prestada uma homenagem importante ao fundador da Subseccional OAB de Petrolândia, Dr. Aloísio Xavier, que tornou o momento ainda mais especial."

Perguntamos se foi compromisso de campanha instalar Sala dos Advogados nos Fóruns do Estado

"Sim. É um compromisso nosso de campanha implantar [a sala dos advogados] em todos os Fóruns do Interior do Estado, porque a nossa meta é uma total interiorização. É o nosso objetivo prestigiar o advogado do Interior e, se o Tribunal de Justiça disponibilizar, nós estaremos terminando o mandato (31/12/2018) instalando uma Sala dos Advogados em todos os Fóruns do Estado de Pernambuco."

Pedimos que fizesse uma análise do seu mandato à frente da OAB-Pernambuco

"É difícil você fazer um autoanálise, mas o que eu posso dizer é que todos os compromissos de campanha que foram feitos estão sendo monitorados, estão sendo realizados e nunca a OAB de Pernambuco esteve tão presente no Interior do nosso Estado, inclusive estampa a capa do nosso jornal no ano passado. Nós nunca realizamos tantos desagravos públicos contra as autoridades, como vem acontecendo desde o início de nossa gestão. Nosso Tribunal de Ética e Disciplina também bate recorde de produtividade. Enfim, só posso me confessar plenamente satisfeito com o trabalho que vem sendo feito até agora, e nós fizemos recentemente uma pesquisa de aprovação da gestão, e passamos dos 90%, e isso é muito gratificante para todos que fazem parte da OAB de Pernambuco."

Sobre a visita a Petrolândia


"Fazia muito tempo que eu não vinha a Petrolândia, que é uma cidade que está cada dia mais bela, [com] essa barragem maravilhosa, e espero ter oportunidade de voltar em breve.'


Em seguida, foi entrevistado Dr. Aluizio Xavier, fundador da Subseccional da OAB em Petrolândia

"Eu fiquei muito orgulhoso, muito honrado e muito envaidecido. Eu sou um advogado que já estou chegando ao 69 anos de idade, e qualquer reconhecimento deixa a gente muito honrado. Dr José Dantas é presidente aqui desde a fundação, que foi do meu tempo, em que eu era presidente da OAB, e fico muito satisfeito e agradecido aos advogados de Petrolândia."

Pedimos que deixasse uma mensagem aos advogados de Petrolândia e região

"A minha mensagem que deixo é uma mensagem que é antiga, é que nós só seremos efetivamente respeitados enquanto advogados, se nós adotarmos como princípios duas coisas: primeiro, a qualificação permanente. Nós temos de ser pessoas que permanentemente precisamos estudar, melhorar o seu conhecimento, para poder prestar serviço ao constituinte. A outra coisa é o seguinte: que o advogado precisa ser ético. Todas as pessoas precisam, mas o advogado precisa muito mais, porque ele recebe uma procuração e, com essa procuração, ele pode fazer muitas coisas equivocadas. Há até quem diga que a tentação passa a cada dia sete vezes na frente do advogado e por isso ele tem de estar sempre se policiando."

A pergunta final da entrevista foi sobre a possível falta de ética, atualmente, na política

''Ética na política não existe. Quando se fala de ética na política, não existe'', finalizou o entrevistado.

OAB SUBSECCIONAL PETROLÂNDIA-PE
Diretoria
Presidente: José Dantas de Lima
Vice-presidente: Luiz Antonio Justo da Silva Lopes
Secretário Geral: José Roberto Ferraz Nogueira
Secretário Geral Adjunto: José Dantas Neto
Tesoureiro: José Sandoval Couto de Lima
Jurisdição: Petrolândia, Floresta, Tacaratu, Inajá, Jatobá e Manari

Endereço
Avenida Marques de Olinda, 26 – Centro/Petrolândia
CEP: 56.460-000
Telefone/Fax: (81) 3851.1288
E-mail: oabpetrolandia@hotmail.com

Redação do Blog de Assis Ramalho


0 comentários:

Postar um comentário