terça-feira, junho 13, 2017

Saiba como reduzir custos nas empresas sem demissões

Não é fácil reconhecer por onde o dinheiro das empresas escoa. Conheça algumas dicas do especialista Fernando Macedo, da Era Brasil (Foto: Divulgação/ERA)

Enxugar custos. Em um cenário econômico não muito favorável, empresários e executivos procuram otimizar gastos para melhorar a saúde de pequenas, médias e grandes empresas. “Infelizmente, muitos vêm as demissões como a única maneira de cortar despesas, mas existem muitos outros itens, não explícitos, que ajudam a melhorar o fluxo de caixa sem necessariamente reduzir o quadro de funcionários”, explica Fernando Macedo, especialista em redução de custos e CEO da Expense Reduction Analysts (ERA Brasil), rede inglesa de consultoria de redução de gastos.

O especialista ensina como diminuir os custos desnecessários que muitas vezes comprometem a lucratividade das empresa. Veja abaixo:

- Telecomunicações – é impossível qualquer empresa operar seu negócio sem se comunicar. Atualmente a telefonia fixa tem tido cada vez menos influência, mas a telefonia móvel e utilização de dados vem crescendo vertiginosamente. É importante avaliar o perfil ideal para cada empresa, verificar tarifas e oportunidades, porém principalmente estabelecer política de uso;
- Infraestrutura – energia elétrica e água são as principais vilãs do desperdício, ou seja, deve-se conscientizar e incentivar usos indevidos, vazamentos e desleixo muitas vezes despercebido. Outros itens, como aluguéis, leasing, gás, contratos de manutenção, da mesma forma podem esconder ineficiências;

- Serviços terceirizados – nem sempre as empresas realizam revisões periódicas nos termos de consumo, tarifas e produtividade. Principalmente os contratos firmados em momentos de operação regular tendem a não estar equilibrados nos momentos de crise;

- Reprografia/impressos – itens de baixo valor unitário usualmente não recebem muita atenção, por isso é importante entender as verdadeiras necessidades. Uma simples compra de papelaria desnecessária pode acumular milhares de reais ao longo dos anos.

- Custos financeiros – nos momentos de crise a necessidade de capital de giro e das instituições financeiras acaba aumentando, cuidado com as armadilhas de juros, tarifas e garantias.

Sobre a Expense Reduction Analysts (ERA Brasil)

A Expense Reduction Analysts (ERA Brasil) é uma rede de franquias especializada na análise e redução de gastos específicos para melhorar a saúde financeira de pequenas, médias e grandes empresas. A empresa, criada nos EUA no início dos anos 80, chegou ao Brasil em 2004 e conta atualmente com 15 unidades em 4 estados.

Markable

Nenhum comentário:

Postar um comentário