quarta-feira, junho 14, 2017

Projeto Glass is Good recupera cerca de 500 toneladas de vidro em Recife

Iniciativa criada pela DIAGEO estimula a reciclagem de vidro e cria oportunidades para parceiros

O Glass is Good, programa idealizado pela DIAGEO - empresa líder no segmento de bebidas alcoólicas premium -, reciclou mais de 14 mil toneladas de vidro em quase sete anos de projeto, o equivalente a cerca de 30 milhões de garrafas de 1l de vodka. Criada em julho de 2010, antes mesmo da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a iniciativa pioneira contribui para a destinação adequada de resíduos e gera oportunidades nas cooperativas parceiras. Operando há quase 5 anos no Recife, o Glass is Good já reciclou cerca de 500 toneladas de vidro com o apoio de bares e restaurantes locais e em parceria com as cooperativas Pró Recife e Coopagres.

A coleta e a reciclagem do vidro impactam a vida de milhares de pessoas que dependem da renda gerada pela recuperação do material para ganhar o seu sustento. O engajamento de toda a cadeia produtiva, por meio de ações que fecham o ciclo das embalagens pós-consumo, sensibiliza a sociedade, consumidores, distribuidores e comerciantes e é essencial para despertar a atenção para a questão da reciclagem além de promover a geração de renda e inclusão social.
A ação sustentável já resultou em uma redução de mais de 6.600 MWh no consumo de e mais e 7.300 tCO2eq (unidade de medida da poluição atmosférica) na emissão de gases de efeito estufa (CO2), na produção de novas embalagens.

Como funciona o programa

O Glass is Good reúne as maiores fabricantes de destilados no mundo – DIAGEO, idealizadora, e Pernod Ricard -, além das cervejarias Heineken e Cia Muller e a fabricante de vidro Owens Illinois, cobrindo todo o ciclo do vidro. Além da indústria, conta com parceria com 175 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, condomínios e empresas de eventos, onde o vidro é separado e coletado, e cooperativas de reciclagem de vidro. O programa opera nas cidades de São Paulo, Santana de Parnaíba, Campinas, Ribeirão Preto, Recife, Fortaleza, Natal e Belo Horizonte.

O programa é responsável pela logística das embalagens de vidro encaminhadas às cooperativas, que são beneficiadas pelo Glass is Good com maquinário, materiais de segurança, capacitação e apoio operacional para trabalhar de forma adequada com o vidro, com renda adicional gerada pelo programa.

O material triturado pelas cooperativas é encaminhado à Owens-Illinois com 100% de aproveitamento na produção de novas embalagens de vidro.

“Esse sistema adotado é a maneira mais eficaz de garantir que, após o uso, a embalagem não seja descartada no meio ambiente, mas retorne ao seu ciclo produtivo, poupando matérias-primas e energia elétrica, evitando danos ao meio ambiente e gerando renda aos cooperados”, explica Teresa Orlandi, Gerente de Relações Corporativas da DIAGEO PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil).

Além de contribuir para destinação adequada dos resíduos e movimentar toda a cadeia do setor, o programa oferece uma grande oportunidade para uma transformação cultural, já que a população não tem o hábito de encaminhar o vidro para a reciclagem.

A reciclagem de vidros em números:

•A cada 1 kg de vidro reciclado, 1 kg de vidro novo é gerado sem perder qualidade; •Cada 10 mil toneladas de vidros reciclados equivalem a 20 milhões de garrafas de 1 litro; • O vidro é 100% reciclável e infinitamente reciclável; • Para 1 tonelada de vidro reciclado, evita-se a retirada de 1, 2 tonelada de matéria-prima da natureza; •A inclusão de caco de vidro no processo normal de fabricação de vidro reduz o gasto com energia e água. Para cada 10% de caco de vidro na mistura economiza-se 4% da energia necessária para a fusão nos fornos industriais e a redução de 9,5% no consumo de água; • Cada tonelada de caco utilizada permite a redução de 0,53 tonelada CO2. (Fonte: Abividro)

Sobre a DIAGEO

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF®, JOHNNIE WALKER®, YPIÓCA®, GUINNESS®, BAILEYS®, CIROC®, TANQUERAY® e NEGA FULÔ® entre outras. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países no mundo inteiro. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Para informações sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas, acesse www.DrinkiQ.com.br.

Ideal HKS

Nenhum comentário:

Postar um comentário