sábado, junho 24, 2017

Primeiro Clipe de Luiz Gonzaga foi lançado hoje em todo o Brasil; assista


Em 1947, há 70 anos, a parceria de Luiz Gonzaga com o amigo Humberto Teixeira resultou em um marco. Provavelmente sem ter ideia disso, criaram a música que se tornaria nada menos que “o hino do Nordeste”, gravada em um dos LPs do rei. Passaram-se sete décadas e Asa Branca ganha uma homenagem tão marcante quanto inusitada. Foi justamente ela a escolhida para a o primeiro clipe de Gonzagão, lançado hoje em todo o Brasil.

Nos tempos de Gonzaga, praticamente não havia videoclipe. As produtoras Zepelin Produtora Visual (vídeo) e a Brisa Som + Ideais) tornaram realidade a ideia da agência New Style. O material, gravado no dia 8 de junho, só foi possível graças à tecnologia do vídeo mapping. Imagens inéditas da TV Cultura, com o Rei do Baião tocando Asa Branca só na voz e sanfona, foram projetadas na fachada de uma igreja da Fazenda Araripe, em Exu, interior de Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga. Enquanto isso, 50 músicos acompanhavam Gonzagão em uma orquestra de sanfonas.




As imagens raras da TV Cultura mudaram os rumos da produção, diz o diretor-geral do clipe, Rodrigo Zanchini. “Com o material dele tocando Asa Branca só com a sanfona, pudemos colocar ele tocando com o pessoal ao vivo aqui. É uma orquestra de sanfonas tocando com o maestro no telão, entende?”, explicou. Mais de 12 horas foram necessárias para a produção do videoclipe, que traz cenas de lugares por onde viveu Luiz Gonzaga. As imagens do artista pernambucano são do acervo da TV Cultura.

O videoclipe é uma das principais ações da campanha da cervejaria Schin no São João 2017. A empresa homenageia o Rei do Baião em sua latinhas comemorativas, filme de TV, mídia externa, ações no digital, patrocínio de eventos e ativação nos pontos de vendas de Pernambuco e Bahia. Segundo Bruno Piccirello, gerente de Marketing da Schin, a ideia de utilizar Luiz Gonzaga na campanha é transmitir verdade sobre as origens do São João.

“Partimos do princípio de que poderíamos fazer um projeto relacionado com o resgate da história do São João, da tradição, de algo que nos conectasse verdadeiramente com a cultura junina. Chegamos facilmente à figura de Luiz Gonzaga. Ele é o verdadeiro rei da festa, é o rei do São João”. O Clipe, porém, é o grande momento da campanha. “Estamos indo além de uma campanha. Na verdade não é só uma campanha. É uma grande homenagem. As pessoas vão se emocionar”, acredita Piccirello.

A gravação reuniu cerca de 50 músicos, tocadores de sanfona, triângulo e zabumba, entre eles Oswaldinho do Acordeon, discípulo do rei e grande parceiro, e Joquinha Gonzaga, sobrinho de Gonzagão. Entre os outros sanfoneiros estão Clayton Sobrinho Gama, Ana Caroline Lourenço da Silva, Sarah Assis, João Roberto de Santana Alves, Terezinha Bezerra Chaves, Lulinha Alencar, Enok Virgolino Dantas, José Marcelino da Silva; além do zabumbeiro José Ferreira de Souza e os trianguleiros José Aluizio Cruz e Estevão Ferreira Júnior.

Por Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário