quarta-feira, junho 21, 2017

Petrolândia: Com grande produção e pouco público, Feirarpe expõe fragilidade administrativa da atual gestão






"Fiasco" e "coisa de menino buchudo" foram as expressões mais usadas para descrever a Feirarpe (Feira de Artesanato e Gastronomia de Petrolândia) realizada na noite do último sábado (17), no Pátio de Eventos, no centro da cidade, pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer de Petrolândia. "Fiasco" porque, apesar do fácil acesso e da belíssima estrutura montada para o "Arraiá da Gente", o público presente foi mínimo. "Coisa de menino buchudo" porque, além de ter sido negado o espaço para realização de um evento particular, marcado para a mesma data e horário, a prefeitura demonstrou a pretensão de competir com o "Arraiá dos Amigos", organizado no Projeto Apolônio Sales, com o cúmulo de ter como atração um artista que chegou a ser anunciado no evento promovido pela Oposição.

As críticas sobre o desastroso evento não foram direcionadas ao prefeito Ricardo Rodolfo (PR) e seus secretários ou auxiliares, mas ao ex-prefeito Lourival Simões, que se tornou, recentemente, assessor do novo gestor do município, após um afastamento público e notório entre as partes. Por ter sido vista como uma queda de braço com a oposição, os críticos apontam o ex-prefeito como autor da brilhante ideia de expor o grupo governista ao ridículo em praça pública, literalmente. "Isso tem o dedo de Lourival", "foi ideia de Lourival".

Conversamos com o ex-prefeito, no dia seguinte ao evento. "Infelizmente, a caneta não está na minha mão", disse Lourival ao negar ter sugerido o evento que, considera ele, foi "uma fragilidade sem tamanho".

A Feirarpe não tem data definida para sua realização no calendário municipal, portanto, essa malfadada edição poderia ter sido agendada para o dia 24, quando será realizado o São João Cultural no mesmo "Arraiá da Gente", ou para o dia 30 deste mês, na festa de Emancipação Política de Petrolândia, comemorado no dia 1º de julho. Mas, aparentemente por capricho, a feira dos artesãos foi antecipada para uma noite em que, além do "Arraiá dos Amigos", acontecia também a Jatoforró, festa junina do município vizinho de Jatobá, ambas as festas com boas atrações para o público.

A programação da segunda edição da Feirarpe em 2017 consistiu em uma apresentação de xaxado do grupo de dança da Casa das Juventudes de Petrolândia e um concurso infantil de forró. A atração de encerramento foi Luciano Oliveira/Balanço do Papai (ver trecho da apresentação no vídeo abaixo).

Sem experiência anterior em política, ao assumir o Município, Ricardo herdou algumas pendências e deparou-se com a arrecadação municipal em queda livre. Enquanto existiu o distanciamento entre Lourival e Ricardo, os erros e acertos do prefeito foram dele próprio, de seus assessores e secretários. Agora, o cenário é outro. Com seu retorno à cena, o ex-prefeito reconquistou para si as críticas ao governo municipal, como se prefeito fosse novamente, por isso, fica a dúvida se essa assessoria vai ser duradoura.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Tony Xavier/Petrolândia em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário