segunda-feira, 19 de junho de 2017

Petrolândia: Captação de água no Rio São Francisco será suspensa todas as quartas-feiras

Dia do Rio começa a valer nesta quarta, dia 21, inicialmente até novembro, mas pode ser prorrogado se não chover o suficiente. 

Os perímetros irrigados de Petrolândia e região vão ter que se adequar à nova medida da Agência Nacional de Águas (ANA) para economizar água dos reservatórios de Sobradinho e Xingó até, espera-se, o mês de novembro. As captações de água estarão suspensas no rio São Francisco a partir da próxima quarta-feira (21). A medida, que institui o Dia do Rio, tem o objetivo de preservar os estoques de água nos reservatórios da bacia do Velho Chico. A decisão partiu de uma articulação entre a ANA, os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBH) e usuários.

A ideia é suspender as captações realizadas em corpos d’água superficiais perenes de domínio da União todas as quartas-feiras. A medida inclui retiradas para todos os usos, inclusive perímetros de irrigação, mas exclui as captações para abastecimento humano e dessedentação animal. Com a adoção da medida, a ANA espera economizar 40 m³ de água, o que evitaria a utilização do volume morto dos reservatórios de Sobradinho e de Xingó.A suspensão vale até 30 de novembro deste ano, quando está previsto o fim do período seco. Porém, poderá ser prorrogada caso atrase o início do período de chuvas na bacia.

A ANA alerta para os índices baixos no São Francisco. Em 11 de junho, o volume equivalente dos reservatórios (Três Marias, Sobradinho e Itaparica) era 18,6%. Na mesma época de 2016, o volume útil armazenado era 29,21%.

CBHSF


0 comentários:

Postar um comentário