segunda-feira, 5 de junho de 2017

HMV, em Caruaru, inicia cirurgias cardiovasculares de ponte de safena

Além das cirurgias, o Hospital Mestre Vitalino ofertará também atendimento ambulatorial cardiovascular, regulado pela Secretária Estadual de Saúde.

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado em Caruaru, Agreste pernambucano, passará a ofertar a partir deste mês de junho um serviço pioneiro para os pacientes da IV e V Regionais de Saúde, que estão na fila de espera. Nesta terça (06) será realizada a primeira cirurgia cardiovascular, na qual o paciente passará por uma revascularização miocárdica*, um procedimento frequentemente realizado na área. O serviço funcionará inicialmente todas as terças e quintas-feiras, totalizando uma média de 15 cirurgias/mês.

Nas proximidades do terceiro ano de funcionamento, este é mais um passo de grande relevância nos atendimentos prestados pela unidade, que passará a ser referência nas cirurgias cardiovasculares, e realizará todos os tipos necessários para atender a demanda da população adulta da região. “Nós estamos felizes e na expectativa para este primeiro procedimento. Montamos uma equipe altamente capacitada, com o que há de mais moderno e eficiente, para que a população tenha um dos melhores serviços do Estado de Pernambuco”, contou o diretor do HMV, Marcelo Cavalcanti.
Além das cirurgias, o Hospital ofertará também o atendimento ambulatorial cardiovascular, regulado pela Secretária Estadual de Saúde (SES), ou seja, os pacientes já atendidos por outras unidades de saúde, que precisem do atendimento ambulatorial, serão encaminhados via Central de Regulação para o HMV, o atendimento deste fluxo oferece um critério de equidade e transparência para o serviço.

Para o cirurgião cardiovascular Fernando Augusto Figueira, estes atendimentos chegam para uniformizar e melhor distribuir os serviços de atenção cardiovascular de alta complexidade. “A inauguração do serviço de cirurgia cardiovascular adulto do HMV vem coroar os investimentos feitos pelo Governo do Estado na atenção às doenças cardiovasculares. Antes da abertura deste serviço, os pacientes da região eram obrigados a buscar atendimento em Recife e Região Metropolitana, o que trazia superlotação das unidades, sem contar o prejuízo para os pacientes e familiares que precisavam se deslocar por quilômetros para ter o atendimento necessário”.

Com a implantação deste serviço, o HMV caminha para os 100% de atendimento, e passa a ter resolutividade plena para as doenças cardiovasculares, atendendo assim uma demanda crescente dos usuários do SUS de Caruaru e cidades circunvizinhas, o que promove uma verdadeira descentralização na oferta de serviços de saúde. 

O Hospital Mestre Vitalino fica localizado na Avenida Amazonas, Rodovia BR-104, 175, bairro Luiz Gonzaga.

*Revascularização Miocárdica (RM) é um tipo de cirurgia cardíaca na qual uma ou mais coronárias obstruídas recebem pontes com enxertos de safena e/ou de mamária, com o objetivo de restabelecer o fluxo sanguíneo para as áreas comprometidas do coração (Fonte: Doutor Coração).

Secretaria-Executiva de Atenção à Saúde/Portal Saúde PE


0 comentários:

Postar um comentário