sexta-feira, 9 de junho de 2017

Gaiolas danificadas e pássaros soltos para festejar o Meio Ambiente


Ação da CPRH em parceria com a Prefeitura de Caruaru envolveu estudantes no Parque Vasconcelos Sobrinho (Fotos: Divulgação/CPRH)


Uma atividade com muito simbolismo e participação de estudantes marcou, nesta sexta (9), as comemorações do Mês do Meio Ambiente em Pernambuco. Numa parceria da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Prefeitura de Caruaru, mais de cem animais silvestres – a maioria pássaros e muitos vítimas do tráfico – foram devolvidos à natureza, numa ação de soltura realizada no Parque Municipal Vasconcelos Sobrinho, na Capital do Agreste. Em seguida, algumas das gaiolas foram danificadas para enfatizar que os animais devem viver em seus habitats naturais, não presos.

Os animais soltos foram reabilitados no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH, no bairro da Guabiraba, no Recife. É para lá onde são levados os que são vítimas de acidentes e os apreendidos em operações de fiscalização contra o tráfico de animais silvestres. Desta vez, a ação envolveu uma jiboia, dois timbus e mais de cem pássaros, entre eles galos de campina, azulão, patativa, canário da terra e sabiá-laranjeira, entre outros.
Cerca de 40 alunos da rede de ensino de Caruaru participaram da atividade, conduzida pelo biólogo Eduardo Vasconcelos e a analista ambiental Érica Monte, da Unidade de Fauna e do setor de Educação Ambiental da CPRH, respectivamente. Os dois conversaram com os estudantes sobre a importância da preservação das várias espécies nativas e dos cuidados com o meio ambiente de uma forma geral, tarefa que deve envolver a todos. A conscientização, assim, se faz necessário desde cedo.

Em conjunto com a Semas (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e o PEDI (Parque Estadual Dois Irmãos), a CPRH promove, até o dia 30, diversas atividades comemorativas ao Mês do Meio Ambiente, muitas em parcerias com prefeituras, órgãos e entidades de segmentos diversos.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
www.cprh.pe.gov.br


0 comentários:

Postar um comentário