domingo, 25 de junho de 2017

Empresa de SC faz prótese de mão para jovem em impressora 3D

Fábio perdeu a mão em um acidente, aos três anos de idade

Tecnologia bastante difundida em universidades e na indústria tem sido aproveitada também na área da saúde. É o caso da prótese de mão impressa em 3D pela empresa Wishbox Technologies para jovem escrevente do Tribunal de Justiça de São Paulo

Junho, 2017. Próteses, implantes e parte do corpo humano são algumas soluções que podem ser produzidas sob medida pelas impressoras 3D. Com os avanços da impressão tridimensional no Brasil, as próteses impressas facilitam a vida de inúmeras pessoas pelo menor custo, leveza e a possibilidade de customizar. É o caso do jovem paulista Fábio Bilarva, 29, que já ganhou três próteses de mão da empresa catarinense Wishbox Technologies, pioneira na revenda e distribuição das principais marcas de impressoras 3D desktop no Brasil. A empresa ainda estuda ampliar o projeto para atender outras pessoas.

“Quando recebemos o orçamento do projeto de uma prótese de mão para ser confeccionada nas impressoras 3D achamos que teríamos a chance de ajudar um jovem que tinha uma vida inteira pela frente. Na época, já tínhamos visto alguns exemplos de réplicas na internet, mas nunca um caso real. Simpatizamos com o jovem porque estava construindo uma família, era uma pessoa economicamente ativa e ainda andava de skate, um esporte que adoramos. Sabíamos que a prótese, realmente, poderia mudar a sua vida”, explica o diretor da Wishbox Technologies Tiago Marin.
O pedido de Fábio Bilarva aconteceu há dois anos. Desde então, a empresa catarinense aperfeiçoa o projeto. “A possibilidade de customização e de mudanças de medidas de acordo com a necessidade e o menor custo são algumas das vantagens da prótese feita com impressão 3D. Pelas informações que temos, uma prótese semelhante pode custar cerca de R$40 mil reais. Com a impressão 3D conseguimos entregar uma solução funcional com o valor de aproximadamente R$700 reais”, conta Tiago Marin.

Após projeto piloto, empresa estuda ampliar a impressão das próteses

Através dessa experiência, a Wishbox se sente mais preparada para fazer novos projetos e buscar parceiros para ajudar outras pessoas. Já está em análise a entrega de uma prótese de mão ao funcionário de uma agência bancária em Santa Catarina. “O processo de impressão 3D é complexo e, naturalmente, pode ter imperfeições. É necessário lapidar e melhorar sempre um projeto para chegar à melhor solução. Queremos muito ajudar outras pessoas e seria fundamental contar com o apoio de empresas, ortopedistas e universidades para ampliar essa ideia. Através da união entre a tecnologia e a medicina podemos inovar e entregar melhores soluções à sociedade”, diz o diretor.

Quem tiver interesse de colaborar para o desenvolvimento do projeto pode entrar em contato pelo telefone: (47) 2125-7773.

Conheça a história de Fábio

Andar de skate, nadar e pedalar são atividades que sempre fizeram parte da vida de Fábio. “Sempre tive uma vida normal. Perdi minha mão aos três anos de idade em um acidente, mas só depois de muitos anos descobri as próteses impressas em 3D e as suas vantagens. Vi uma reportagem na televisão e achei que poderia ser bom porque se encaixaria perfeitamente na minha mão com um custo muito menor do que uma prótese tradicional,” relembra Fábio.

“Pesquisei na internet e encontrei um projeto da prótese. Com o arquivo em mãos, espalhei pedidos de orçamento para empresas do setor. Foi assim que conheci os diretores da Wishbox, em Santa Catarina. Desde o primeiro contato, há dois anos, eles me deram apoio e forneceram uma prótese para a minha mão sem custo. Hoje, já estou na terceira prótese e a cada dia deixamos mais ajustada ao meu tamanho”, explica Fábio.

“A principal mudança na minha vida foi a estética e a autoestima. Ficou mais fácil conviver com as pessoas. A prótese não chama muito atenção e possui uma textura e aparência natural. Além disso, também consigo pegar alguns objetos pequenos. É muito leve e firme porque usamos velcro para fixar na mão. Ao mesmo tempo, também é bastante resistente e, conforme mudamos a resolução fica ainda mais forte. Até hoje, nunca quebrei uma prótese, mas já fraturei o pé andando de skate,” conta entre risos. “A prótese nunca me deixou na mão”.

“As pessoas ainda me preguntam sobre a tecnologia, mas conforme a divulgação aumenta as pessoas acabam conhecendo. Tenho certeza que a impressão 3D pode ser uma solução para muitas pessoas. O que eu puder fazer para que mais pessoas saibam sobre essa tecnologia, com certeza farei com gosto,” comenta Fábio.

Sobrea Wishbox Technologies

A Wishbox Technologies é pioneira na revenda e distribuição de impressoras 3D desktop para o Brasil. Possui equipamentos de impressão 3D de últimageração das tecnologias FDM e SLA assim como scanners 3D e outras novidades tecnológicas como o robô de telepresença. É representante das marcas mais conceituadas no mercado internacional como MakerBot, Ultimaker, Fuel3D e Double Robotics. Também oferece suporte técnico e venda de insumos para as impressoras 3D além de service personalizado de impressão 3D a partir de projetos CAD.

Mais informações: http://wishbox.net.br

Rotas Comunicação


0 comentários:

Postar um comentário